Por que a Apple bloqueou emulador do Game Boy em sua loja de apps?
Após liberar programas de jogos retrô em sua loja de aplicativos, a Apple retirou o emulador do Game Boy iGBA do ar no último fim de semana.
A ação, porém, não parece ter a ver com pirataria referente ao console e aos games da marca japonesa Nintendo.
O que rolou
Recentemente, a Apple atualizou as diretrizes de revisão de sua loja de apps, e passou a permitir emuladores de jogos retrô.
Os criadores do aplicativo iGBA se aproveitaram dessa mudança para colocar o projeto deles na plataforma da companhia. Rapidamente, o emulador passou a figurar entre os mais baixados.
O aplicativo iGBA só executava jogos baixados dentro da área de armazenamento do iPhone chamada "Arquivo de Programas". Ou seja, não necessariamente configurava conteúdo de games piratas. Porém, mesmo assim, a Apple removeu o aplicativo de sua loja poucos dias após seu lançamento.
O que se sabe sobre o bloqueio?
Ainda não há uma explicação oficial da Apple para a suspensão do aplicativo até então liberado.
Riley Testut, desenvolvedor do emulador de Game Boy GBA4iOS chamou a atenção na internet ao afirmar que o iGBA parece uma imitação do programa criado por ele. O código teria sido copiado, segundo sua publicação na rede social Threads.
Testut vem tentando lançar uma loja de aplicativos, a AltStore, há um mês, onde planeja publicar uma versão revisada do GBA4iOS. Ele afirmou ainda que o iGBA continha anúncios e rastreamento de dados de usuáruios, o que significaria que quem o baixou teve a privacidade violada - Não há evidências oficiais de que isso realmente tenha acontecido.
O iGBA seguirá disponível para quem o baixou no smartphone, apesar de não estar mais disponível na App Store.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.