Voluntários aceitam ser cobaias para futura missão em Marte; entenda
Gabriel Lima
Colaboração para Tilt
22/04/2024 12h34Atualizada em 22/04/2024 15h38
A Nasa selecionou quatro voluntários que ficarão 45 dias confinados numa simulação de uma viagem a Marte. O local, com 60 metros quadrados e dois andares, tem o nome de Human Exploration Research Analog (HERA).
A "viagem" terá início em 10 de maio e será concluída em 24 de junho.
Relacionadas
O isolamento
Localizado no Johnson Space Center da Nasa em Houston, Texas, o HERA simula um habitat fora da Terra.
Os voluntários desta missão serão: Jason Lee, professor associado residente na Escola de Engenharia Mecânica, Aeroespacial e de Manufatura da Universidade de Connecticut; Stephanie Navarro, oficial de operações espaciais da Reserva da Força Aérea dos EUA; o piloto comercial Shareef Al Romaithi; e Piyumi Wijesekara, cientista pesquisadora do Ames Research Center da Nasa.
A finalidade o estudo é servir como pesquisa de "isolamento, confinamento e condições remotas em cenários de exploração" antes de a Nasa enviar humanos em missões à Lua, Marte e outras regiões do espaço.
A tripulação precisa realizar várias tarefas, como pesquisa cientifica e manutenção do local, tentando também superar os desafios de uma missão no espaço em Marte, como o atraso na comunicação. Na edição anterior, foram realizados 18 estudos de saúde humana durante o confinamento, concluido em março deste ano.
Agora, os voluntários também caminharão pela superfície simulada de Marte usando realidade virtual. Os 18 estudos de saúde que serão realizados terão como finalidade entender respostas fisiológicas, comportamentais e psicológicas ao ambiente.
A missão deve ser concluída em 20 de junho. A última missão do HERA em 2024 termina em 20 de dezembro. A Nasa planeja concluir um total de quatro missões simuladas em 2024.