Código de etiqueta do WhatsApp: pega mal ver a mensagem e não responder?

Existe uma regra de etiqueta para usar o WhatsApp? Visualizar uma mensagem e não responder é realmente tão feio assim?

De acordo com especialistas ouvidos por Tilt, não tem problema deixar de responder alguém. Mas é preciso levar em conta algumas coisas:

  • A demanda é urgente? Se sim, é melhor responder o quanto antes (mas aí quem mandou também precisa deixar claro essa necessidade).
  • É preciso saber lidar com a frustração. Por exemplo: se a pessoa não responder, você pode ligar (mas só em questões essenciais de saúde e trabalho, já que todos têm direito a privacidade)
  • Considere se aquela comunicação é necessária e se vai contribuir com algo antes de enviar qualquer mensagem.

Recursos polêmicos

A dependência do app só tem aumentado e ele é a ferramenta mais básica de comunicação para qualquer pessoa que tenha celular.

Ao mesmo tempo, também cresceram os motivos de irritação: uma mensagem visualizada e não respondida (o famoso "check azul"); um áudio com mais de um minuto (ou uma sequência de vários áudios); um emoji mal interpretado; ou até uma sucessão de mensagens de "bom dia" sem resposta.

Por isso, vale ficar de olho em como lidar com eles:

Guia de etiqueta no WhatsApp

Se você não gosta do "check azul", veja aqui como o desabilitar;

Continua após a publicidade

Evite enviar áudios com mais de um minuto. Tente ser objetivo e grave no máximo dois áudios. É chato receber diversas notificações. O alerta de mensagens pode irritar;

Se você ou a pessoa que receberá a mensagem estiver em um ambiente público ou barulhento, opte por mensagem em texto;

Escreva corretamente. Domínio da escrita demonstra cuidado e respeito com quem recebe a mensagem;

Ao enviar uma mensagem, não espere que ela seja respondida na hora. Se for urgente, ligue. Se não obtiver resposta, aguarde. Não mande áudio, mensagem ou pontos de interrogação cobrando;

Reserve dois ou três horários durante o dia para verificar e responder as mensagens todas de uma vez, para melhorar a produtividade;

Se usa o WhatsApp para trabalho, evite fotos de perfil inadequadas, como estar sem camisa ou com decotes sensuais;

Continua após a publicidade

Nos status do WhatsApp (o antigo, não o novo), troque a frase para uma mensagem que mostre por que você está no aplicativo ou sua situação atual (se está ocupado, por exemplo);

Ao mandar uma mensagem a alguém pela primeira vez e vocês não se conhecem pessoalmente, apresente-se e vá direto ao ponto ("Olá, sou fulano de tal. Tenho seu contato por causa disso e preciso falar sobre o assunto X");

Evite enviar mensagens muito tarde. Em caso de assuntos profissionais, procure, de preferência, tratá-los em horário comercial;

Evite mandar várias palavras ou frases, em partes. Novamente, é provável que a sequência de ruídos das notificações não seja muito bem-vinda.

Em conversas em grupo:

Evite ao máximo abordar temas diferentes da temática do grupo. Tenha em mente o assunto ou motivo do grupo;

Continua após a publicidade

Antes de adicionar pessoas a um grupo, consulte-as sobre o interesse em participar;

Começar o dia com dezenas de "Bom dia", imagens e pensamentos podem ter efeito contrário. Se você gosta de enviar mensagens assim, observe a reação dos participantes. Evite mandá-las especialmente em grupos de trabalho;

Não se exponha desnecessariamente: não mande correntes, teorias conspiratórias e não repasse informações que você não tenha certeza da veracidade;

Vídeos grandes ocupam memória desnecessária do smartphone e desperdiçam pacotes de dados. Prefira enviar um link;

Atenção ao enviar as respostas, para não enviar em um grupo formal uma mensagem completamente inadequada que estava endereçada ao grupo pessoal;

Se você decidir sair de um grupo do WhatsApp, os outros membros receberão uma mensagem dizendo 'fulano de tal deixou o grupo'. Antes de sair, avise brevemente.

Continua após a publicidade

*Com informações da fonoaudióloga Cida Stier em reportagem de 17/04/2022

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.