Por pouco! O dia em que um satélite russo e outro da Nasa quase colidiram
A Nasa confirmou que por muito pouco não perdeu uma de suas naves de estudo devido a um acidente. Em 28 de fevereiro, a nave TIMED - em órbita desde 2001 estudando a atmosfera da Terra - por muito pouco não foi atingida pelo satélite russo já desativado Cosmos 2221.
O que aconteceu
No dia do ocorrido, o Nasa ficou apreensiva devido ao fato de os dois corpos terem ficado a apenas 20 metros de cada um.
A preocupação se deve ao fato de que, caso os dois satélites tivessem colidido, vários detritos teriam sido produzidos e estariam viajando a dezenas de milhares quilômetros por hora. Assim, poderiam bater e fazer buracos em espaçonaves no futuro, colocando potencialmente vidas humanas em risco.
Entretanto, uma análise mais detalhada do incidente mostrou que o satélite e a nave passaram a menos de dez metros de distância um do outro.
Apesar de colisões serem raras, estes acidentes estão ficando cada vez mais próximos de ocorrer devido ao fato de a órbita da Terra estar ficando cada vez mais lotada. No momento, cerca de 11.500 satélites circulam a Terra, com 9 mil deles operacionais, segundo a Agência Espacial Europeia (ESA).
Devido ao problema, a Nasa visa implantar uma "estratégia de sustentabilidade espacial", com "práticas de bom senso" como liberação de combustível para reduzir a capacidade explosiva dos corpos em órbita, segundo a vice-administradora da agência, Pam Melroy.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.