Dica de ouro! Como achar o valor máximo, mínimo e médio em tabela de Excel

O Excel permite encontrar os valores máximos, mínimos, médias, entre outros dentro de uma planilha — independente de seu tamanho. O recurso é muito útil para trabalhar com estatísticas, por exemplo.

Mas como encontrar? Ensinamos logo abaixo:

Como encontrar valores no Excel

  1. Para encontrar a célula com o maior valor entre todas em uma tabela, insira a fórmula =MÁXIMO(célula inicial: célula final). Por exemplo: =MÁXIMO(B2:B13).
  2. Se quiser, por exemplo, encontrar o segundo maior valor na tabela, utilize a fórmula =MAIOR(célula inicial:célula final;2). Se desejar encontrar a terceira, troque o 2 por 3 e assim por diante. Fica assim: =MAIOR(B2:B13;2).
  3. Neste exemplo, o objetivo é encontrar a sétima maior nota. Para isso, apenas troque o 2 da fórmula explicada na foto anterior por um 7. No exemplo, ficou assim: =MAIOR(B2:B13;7)
  4. Agora, a ideia é procurar a menor nota entre todas utilizando a fórmula de mínimo. É semelhante à fórmula de máximo, bastando trocar a palavra máximo por min. Fica assim: =MIN(B2:B13)
  5. Para calcular a segunda, terceira, quinta ou qualquer outro valor menor, utilize a fórmula =MENOR(célula inicial:célula final;classificação desejada). Para encontrar a quinta menor nota, você deve usar =MENOR(B2:B13;5)
  6. A fórmula de média serve para calcular o valor médio das células selecionadas. Para fazer isso, siga o exemplo: =MEDIA(B2:B13). Considere que, no exemplo, B2 é a célula inicial e B13, a final
*Com reportagem de novembro de 2023

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.