Robô do Mercado Livre trabalha 8 horas por dia e move até 20 mil compras

O Mercado Livre anunciou que vai usar um sistema inédito de robôs em suas operações logísticas no Brasil.

O objetivo é aumentar a eficiência e reduzir o tempo de processamento dos pedidos em até 20% em seu principal centro de distribuição, em Cajamar (SP), onde são processados cerca de 500 mil pacotes por dia.

Como é o robô

Parecido com aspirador robô. Os robôs que serão utilizados parecem com os já conhecidos aspiradores robô e são da marca Quicktron. Eles têm um metro de diâmetro, pesam 145 quilos e são amarelos.

Eles são fortes e rápidos. Segundo o Mercado Livre, cada robô atinge uma velocidade de dois metros por segundo, sendo capazes de suspender e transportar até 600 quilos de mercadorias.

Autonomia total. Os robôs do Mercado Livre têm autonomia de oito horas e recarregam em duas horas. Eles se deslocam pelo centro de distribuição sozinhos e retornam para as estações de recarga sem depender de humanos.

Mais de 100 robôs serão integrados na primeira etapa. A tecnologia é conhecida como "shelves to person" (prateleiras para pessoas). Os robôs autônomos serão responsáveis por distribuir e mover produtos, com capacidade de até 20 mil itens por dia. Aliado ao trabalho humano, o tempo de processamento dos pedidos vai cair até 20%.

Equipamento pode ajudar a reduzir o processamento dos pedidos em até 20%
Equipamento pode ajudar a reduzir o processamento dos pedidos em até 20% Imagem: Divulgação

Como vai funcionar a operação

Trabalho em conjunto. De acordo com o Mercado Livre, os robôs vão assumir as tarefas mais pesadas, como levantar e mover prateleiras -cerca de 2,5 mil por dia. Os colaboradores vão poder focar em atividades menos mecânicas e de maior valor.

Continua após a publicidade

Ao integrar os robôs à nossa operação, conseguimos acelerar os processos e melhorar a capacidade de armazenamento, especialmente nos períodos de maior demanda, como datas comemorativas e Black Friday.
Fernando Yunes, VP Sênior e líder do Mercado Livre no Brasil

Investimento de R$ 23 bi em 2024. A adoção desses robôs faz parte do aporte total de R$ 23 bilhões que a empresa pretende investir no país ao longo deste ano. O montante também inclui a contratação de 11 mil novos colaboradores.

Mais robôs chegarão até o final de 2024. A empresa afirmou que, até o final do ano, mais 234 robôs serão integrados a operação em Cajamar. A expectativa é alcançar 80 mil pedidos por dia. Após os resultados dessa implantação no Brasil, existe a possibilidade da tecnologia ser expandida para outros países.

Deixe seu comentário

Só para assinantes