Astronauta da Nasa publica foto impressionante de São Paulo vista do espaço
O astronauta Donald R. Pettit, da Nasa, divulgou uma imagem noturna de São Paulo neste domingo (16).
O que aconteceu
Pettit compartilhou a imagem com os internautas no X, antigo Twitter. A imagem foi feita durante a Expedição 6 da Estação Espacial Internacional (ISS) em 2003.
No registro, é possível observar a cidade de São Paulo e o entorno, incluindo a cidade de Santos.
"São Paulo, Brasil, à noite, mostrando uma colcha de retalhos de iluminação de vapor de mercúrio VS sódio visível da Estação Espacial Internacional", iniciou o norte-americano, em publicação na rede social.
Sao Paulo, Brazil at night, showing a patchwork of mercury VS sodium vapor lighting visible from @Space_Station.
-- Don Pettit (@astro_Pettit) June 16, 2024
Older mercury vapor lighting is seen as blueish-green in the older, center part of town while yellow sodium vapor lighting appears in the newer surrounding regions.? pic.twitter.com/uDFDToP6iR
Além de Donald Pettit (engenheiro de voo 2), a Expedição 6 teve na tripulação principal Kenneth Bowersox (comandante) e Nikolai Budarin (engenheiro de voo 1). A missão durou 161 dias, do lançamento ao pouso.
A iluminação mais antiga de vapor de mercúrio é vista como azul-esverdeada na parte mais antiga e central da cidade, enquanto a iluminação de vapor de sódio amarela aparece nas regiões mais novas ao redor. A região costeira de Santos mostra uma borda abrupta de iluminação no Oceano Atlântico.
Donald R. Pettit
Pettit foi selecionado pela Nasa em 1996. Ele soma três voos espaciais e está se preparando para retornar ao espaço como engenheiro de voo e membro da tripulação da Expedição 72. O lançamento da espaçonave está previsto para setembro.
4 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Eder Pantiga Recio
Pior que a observação dele em relação às lâmpadas está errada, ele atribui as lâmpadas azuis que estão basicamente no município de São Paulo às antigas vapor de mercúrio , mas são na verdade lâmpadas de LED, mais modernas e econômicas que as de vapor de sódio que são as amarelas e muito mais modernas que as antigas vapor de mercúrio que eram também azuladas , que já foram trocadas na cidade de São Paulo . Já nas cidades da periferia e no litoral Inda tem as de vapor de sódio …
Vivian Aparecida de Carvalho Freitas
2003? Que indhiotha! Isso aí já está defasado!
Cleomar Ribeiro
... gracias por venir, señor!!!... Have a sacred joyful jorney!...