Bebedouro caseiro para pássaro abusa da física para economizar água
Ruam Oliveira
Colaboração para Tilt, de São Paulo
18/06/2024 09h40
Os brasileiros não se cansam de surpreender. Desta vez a engenhoca digna do selo "Inovou demais, campeão" é um bebedouro para pássaros feito com garrafas PET que economiza água.
No quadro desta semana, o influenciador Dario Centurione, do SOS Almanaque, põe a mão na massa para recriar o utensílio em casa.
O bebedouro reciclável é criado a partir de garrafas PET de tamanhos distintos, poucos parafusos, alguns furinhos e pronto.
Um vídeo que circula no TikTok mostra como tudo funciona. Após encher uma garrafa com água, um usuário vira o recipiente de cabeça para baixo. No gargalo, fixa a tampa, que está presa com um parafuso aos fundos de outra garrafa, já recortada. Invertida, a garrafa passa a escorrer água, mas sem escorrer pelas bordas do pratinho.
A pressão daqui de fora e a pressão aqui de dentro [da garrafa] têm que se equilibrar. Como elas estão equilibradas e não está saindo ou entrando ar, [porque] a água está tampando a saída de ar, não vai sair mais água
Dario Centurione
Ou seja, conforme os passarinhos forem bebendo, os furos na garrafa vão liberando mais água, devido a esses desequilíbrios de pressão. Se a parte do bebedouro estiver cheia de água, a garrafa não libera mais líquido.
O "Inovou demais, campeão", do Brasil do Futuro, traz inovações e invenções feitas com o mais puro suco de Brasil e criatividade. Dario Centurione reproduz algumas delas, enquanto comenta o que há de científico nessas engenhocas.