20 ou 21 de junho? Quando começa o inverno e por que a data varia
De Tilt, em São Paulo
19/06/2024 04h00
O inverno deste ano começa no dia 20 de junho às 17h51 (horário de Brasília), de acordo com o Inmet. Porém, as datas que determinaram o início das estações não são fixas —variam de ano para ano. No caso do inverno, entre 20 e 21 de junho.
A base dessa mudança é científica e tem a ver com a inclinação da Terra em direção ao Sol. O chamado solstício, que pode ser de verão ou inverno, marca o dia mais longo e mais curto do ano, respectivamente.
Relacionadas
No Brasil, a próxima quinta-feira (20) será solstício de inverno: o dia mais curto de 2024 no Hemisfério Sul, já que a luz do Sol terá maior incidência no Hemisfério Norte.
A partir de 20 de junho, o planeta começa a fazer o movimento contrário, até o início da primavera (equinócio). A passagem pelos dois solstícios e dois equinócios do ano caracterizam o ano trópico.
Diferença entre solstício e equinócio
Solstício: responsável por determinar o início do inverno e do verão. Nas duas datas, a luz solar incide de forma mais intensa sobre um hemisfério, caracterizando o dia mais longo (verão) e curto (inverno) do ano.
Equinócio: responsável por determinar o início do outono e da primavera. Nas duas datas, a luz solar incide de forma igual sobre os dois hemisférios, caracterizando dias e noites com a mesma duração.
Afinal, por que a data varia?
Ano não tem exatamente 365 dias. Ao contrário do que aprendemos na escola, o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. É por causa desse horário "quebrado" que temos um ano bissexto a cada quatro anos —o dia a mais serve para compensar as horas.
Fuso horário influencia. Apenas dentro do Brasil existem quatro fusos diferentes: Acre, Amazonas, Brasília e Fernando de Noronha. Isso significa que, se o horário de início do inverno fosse entre 22h e 2h em Brasília, poderia contemplar dois dias diferentes no mesmo território.