Grande 'paralisação lunar' está prestes a acontecer: o que é o lunistício
Colaboração para Tilt, de São Paulo
20/06/2024 04h00
A primeira "grande paralisação lunar", ou lunistício, em quase vinte anos, está prevista para começar nesta sexta-feira (21). O evento só poderá ser observado no hemisfério Norte.
O que é lunistício
É um fenômeno astronômico em que o nascer e o pôr da Lua alcançam seus pontos mais distantes ao longo do horizonte da Terra, ou seja, a Lua alcança as posições mais extremas em um ciclo de 18,6 anos. O fenômeno não acontecia desde 2006.
O lunistício também é chamado de "grande paralisação lunar", porque a sensação ao se observar o fenômeno é a de que a Lua está parada em relação à Terra. Isso acontece porque ela percorre um percurso mais longo do que o habitual e fica mais tempo no céu.
Este ano, o início do lunistício coincidirá com o solstício de inverno no hemisfério Sul e de verão no hemisfério Norte. O lunistício não é um evento de um único dia —o fenômeno poderá ser observado até o ano que vem. A parada lunar, contudo, só poderá ser vista no hemisfério Norte.
Por que esse fenômeno acontece?
A trajetória da lua tem uma inclinação ligeiramente diferente da dos planetas e asteroides do Sistema Solar. Isso resulta em variações nos pontos de nascer e pôr da Lua em relação à Terra ao longo dos anos. Quando essa variação atinge seu ponto máximo, ocorre o lunistício.
Mistérios por trás do fenômeno
Muitos turistas e curiosos vão assistir ao lunistício em Stonehenge, no interior da Inglaterra. Isso acontece porque há suspeitas de que o monumento de Stonehenge tenha sido construído com base na grande parada lunar, o que faria com que a lua se alinhasse às rochas durante o fenômeno. Ainda não há, contudo, dados que comprovem essa teoria.