Sem chupada! Método para tirar gasolina de garrafão usa e abusa da física
Quando precisam passar a gasolina de um garrafão para outro reservatório, as pessoas precisam sugam o líquido com a boca usando uma mangueira. Esse procedimento pode ficar mais fácil com a ajuda da física.
Mais uma vez testando engenhocas e técnicas difundas na internet, Dario Centurione seguiu o passo a passo apresentado por um vídeo no TikTok. O resultado não foi como esperado, mas, no final, deu certo.
Tem tudo a ver com pressão, pessoal. Como a pressão tende a buscar equilíbrio, a gente tem que mudar o sistema
Dario Centurione
- Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.
No quadro "Inovou demais, campeão", do Brasil do Futuro, o influenciador responsável pelo canal SOS Almanaque pegou um garrafão com 20 litros de água e seguiu o mesmo procedimento do vídeo, que consistia em chacoalhar a mangueira no recipiente onde há o líquido e esperar que a pressão fizesse o líquido subir.
O professor de física Rodrigo Bressan, que também reagiu a um vídeo semelhante no TikTok, explica que, ao sugar o líquido da mangueira usando a boca, se cria uma diferença de pressão e isso faz com que ele entre pelo tubo e inicie o escoamento.
"Pelo princípio de Bernoulli, [o líquido] cria velocidade, e ela vai criando uma diferença de pressão e o líquido vai escoando até terminar", comenta.
Em um primeiro momento, o projeto de Dario falhou. "Eu não estou conseguindo lidar com essa pressão não, gente", solta o influenciador.
Ao mudar a técnica, porém, o influenciador obteve sucesso. Ele coloca a mangueira mais a fundo do recipiente e fez outros movimentos. Desta vez, tampando a saída de ar com o dedo para aumentar a pressão.
Desse jeito, a troca de pressão funciona de uma maneira mais eficiente, mas com a boca não é mais fácil?
Dario Centurione
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.