Inovou demais, campeão: como ciência explica esse acendedor caseiro de fogo
Duas garrafas PET, uma tesoura e muita física envolvida. No quadro "Inovou demais, campeão" desta semana, Dario Centurione, influenciador do SOS Almanaque, mostrou que basta isso para acender o fogo de churrasqueiras ou lareiras.
Antes de partir para a ciência envolvida, Centurione colocou a mão na massa e testou a engenhoca que circula em vídeos no TikTok.
Isso é ciência, gente
Dario Centurione
- Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.
Para fazer a engenhoca funcionar é só recortar o fundo de duas garrafas PET de dois litros e encaixá-las. Você precisará fazer um corte em uma delas para isso ocorrer. Em seguida, é só remover a tampa de uma das garrafas para a ciência fazer seu trabalho.
A garrafa que tem a tampa vai funcionar como um pistão, e a parte sem a tampa como um compressor de ar. Quando você faz o movimento [de empurrar as garrafas para cima e para baixo], você cria um movimento conhecido como dinâmica dos fluidos
Dario Centurione
Ao mover a garrafa, o ar fica comprimido e é forçado a sair, explica o influenciador. Isso ocorre porque esse movimento trabalha a pressão e o fluxo de ar simultaneamente.
Para pegar fogo você precisa de combustão e para ter a combustão é preciso: combustível, calor e oxigênio. O que isso [as garrafas] vai fazer? Jogar mais oxigênio
Dario Centurione
Ele explica que essa junção faz com que a combustão seja acelerada, devido ao aumento no fluxo de oxigênio.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.