Se perder, só daqui a 69 anos: cometa terá brilho máximo neste sábado
Giovanna Arruda
Colaboração para o UOL
05/07/2024 12h35
Amantes da astronomia ou simplesmente curiosos sobre o espaço poderão acompanhar a passagem do cometa 13P/Olbers, que terá seu brilho máximo no próximo sábado, dia 6.
Tempo de órbita de quase 70 anos
O cometa 13P/Olbers é visível somente a cada 69 anos, período que corresponde ao seu tempo de órbita. A última aparição do cometa foi em 1956.
Brilho máximo será visto no próximo sábado, 6. Neste fim de semana, o cometa estará a uma distância de cerca de 280 milhões de km da Terra e atingirá o que os astrônomos chamam de "brilho máximo". De acordo com especialistas, o corpo celeste não representa perigo ao nosso planeta e não há risco de colisão entre eles.
Visibilidade depende de diferentes fatores. O principal ponto que favorece a visualização do cometa é a localização de quem o está procurando. O 13P/Olbers terá melhor visualização nas regiões Nordeste e Norte do Brasil, cerca de duas horas após o pôr do sol e em locais nos quais o horizonte é livre de empecilhos visuais, como prédios e demais construções.
A viagem continua. O cometa seguirá seu caminho pelo espaço, sendo visível durante todo o mês de julho. No próximo dia 20, alcançará a menor distância em relação à Terra: 72 milhões de km.
Como ver o cometa 13P/Olbers
Uma das melhores formas de conseguir ver o cometa é por meio do aplicativo gratuito Sky Tonight. Nele, é possível checar a localização do cometa no mapa do céu. Com a funcionalidade de bússola disponível no aplicativo, o usuário consegue ajustar o mapa do céu ao "seu céu" em tempo real e encontrar o 13P/Olbers.
Procurando o cometa à moda antiga. Devido à intensidade de seu brilho, também será possível identificar o cometa utilizando binóculos simples e telescópios.
Como outros cometas, o 13P/Olbers é composto de gelo, rocha e poeira. De acordo com o site especializado Star Walk, o nome dado ao cometa leva suas características: a letra "P" indica que o cometa é periódico (um corpo celeste que leva menos de 200 anos para orbitar o Sol); o número 13 significa que o cometa foi o 13º identificado como periódico; e Olbers indica o nome de quem descobriu o cometa, Heinrich Olbers.