Brasileiros criam painel solar com a espessura de papel
Ruam Oliveira
Colaboração para Tilt, de São Paulo
11/07/2024 09h30
Quase sempre quando dizem que o brasileiro precisa ser estudado, o tom é de brincadeira. Mas aqui a ciência está sendo feita a sério, pra valer mesmo.
No quadro "O brasileiro precisa ser estudado" desta semana, a divulgadora científica Laura Marise, do Nunca Vi 1 Cientista, apresenta um painel solar com a espessura de uma folha de papel, criado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná.
Relacionadas
Por ter essa espessura tão fina, o painel solar tem uma versatilidade que basicamente pode transformar diversas superfícies em fonte de energia. Imagina ter esses painéis nas paredes de prédios ou até em alguns acessórios e aparelhos que podem recarregar 'automaticamente' com a luz do Sol?
Laura Marise, Nunca Vi 1 Cientista
- Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.
Segundo eles, esses painéis conseguem gerar até três vezes mais energia que seus concorrentes convencionais. Além disso, é possível produzi-los em larga escala com muito mais facilidade.
A expectativa é que essas células solares se tornem ainda mais econômicas e duráveis em um futuro próximo. Com essa tecnologia mais acessível, vai ser possível revolucionar o uso da energia solar, beneficiando diversos setores da indústria e, principalmente, facilitando o acesso à energia elétrica de qualidade para muitas pessoas
Laura Marise, Nunca Vi 1 Cientista