Rainha dos remédios: Dipirona ajuda a tirar mancha de vinho?

Além de atuar contra dores das mais diversas, a Dipirona pode ser usada para algo bastante inusitado: remover manchas de vinho das roupas.

No quadro "Inovou demais, campeão", Dario Centurione, influenciador do SOS Almanaque, coloca à prova a versatilidade desse remédio (também conhecido como metamizol) e mostra que a ciência está em lugares que ninguém imagina.

Pessoal, funciona. Agora, para limpar só duas pontas do pano tivemos que usar um vidrinho inteiro. Então assim: vale a pena, mas não é barato
Dario Centurione, SOS Almanaque

  • Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.

Em um pano de prato, o influenciador derrama dois tipos de vinho, tinto e seco, para testar se é teoria ou não que a dipirona limpa mesmo o tecido.

Para complementar a limpeza, ele mergulhou o pano de prato em uma vasilha com água e um pouco de detergente. Depois de esfregar por alguns instantes, o tecido saiu limpo.

A dipirona deixa um pouco mais roseada, mas tira um pouco a mancha
Dario Centurione, SOS Almanaque

Como isso acontece?

Tudo é uma questão de química. A dipirona, quando em contato com o vinho contido no tecido, atua como um agente oxidante, quebrando as moléculas menores e menos coloridas.

Continua após a publicidade

É muito bom para quando tiver manchas muito pequenas, agora as grandes eu não sei
Dario Centurione, SOS Almanaque

Deixe seu comentário

Só para assinantes