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Apagão cibernético no Brasil: veja efeitos em bancos, voos, energia e mais

Tela mostrando um erro é vista em uma casa de câmbio no Aeroporto Internacional de Hong Kong em meio a interrupções do sistema que interrompem as operações Imagem: Tyrone Siu/REUTERS

De Tilt, em São Paulo

19/07/2024 12h38Atualizada em 19/07/2024 12h54

Uma falha global no sistema da Microsoft afetou aeroportos, bancos e empresas de mídia em vários países do mundo nesta sexta-feira (19). No Brasil, sistemas e operações também foram afetados.

Efeitos do apagão cibernético no Brasil

Distribuidoras de energia elétrica relataram problemas à Aneel. Segundo a autarquia, as concessionárias repassaram informações à Abradee, associação que representa o segmento, e que as falhas acontecem em sistemas como call centers, aplicativos e despacho de equipes de campo, que estão sendo atendidas, alternativamente, via rádio.

O Hospital das Clínicas de São Paulo teve equipamentos afetados. De acordo com a Folha de S. Paulo, aparelhos do hospital que utilizam o Windows 10 foram atingidos. "O sistema já está em processo de estabilização, sem prejuízos relevantes aos serviços assistenciais", afirmou o HC, em nota.

O apagão causou a queda do site do STF e impactou os sistemas judiciais. Somente por volta das 7h, o portal do tribunal foi restaurado. Além disso, afetou os sistemas judiciais e os principais sistemas administrativos, que agora estão operando normalmente.

Aeroportos brasileiros não tiveram sistema afetado. No entanto, oito voos sofreram atrasos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG). Todos eles são da Companhia Aérea Azul e estavam previstos para decolar nesta manhã com destino a cidades nacionais.

Aeroporto de Florianópolis também teve atraso em 11 voos e clientes precisaram aguardar em filas. Segundo a concessionária Zurich Airport, algumas companhias estão realizando o check-in, etiquetagem de bagagem e embarque de forma manual, o que pode aumentar o tempo para o embarque.

Apesar dos atrasos, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que pousos e decolagens não tiveram interferência no Brasil. ''O apagão cibernético global ocorrido nesta madrugada não afetou o controle de tráfego aéreo do país, impactando pontualmente apenas operações de check-in de algumas companhias aéreas'', publicou no X às 11h.

Banco Central nega impacto nas operações. "Os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente", relatou a assessoria de imprensa da autoridade monetária, em nota. O texto, no entanto, não indica se houve falhas durante a madrugada.

No entanto, o Bradesco relatou instabilidade em suas plataformas. Mesmo sem o BC admitir impacto nas operações, o banco disse que suas plataformas digitais foram atingidas pelo apagão global. Segundo a instituição, apresentam falhas o aplicativo do banco e o Internet Banking do Bradesco.

Em virtude de um apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente.
Bradesco, em nota

Nubank relata falha pontual e garante o funcionamento dos serviços. "O único impacto identificado até o momento está na operação dos canais de atendimento ao cliente, levando a um tempo maior do que o habitual nas interações", diz, em nota.

Outros bancos também têm instabilidade, segundo o site Downdetector. Neon, Next e Pan também apresentam "indisponibilidade" em canais digitais e aplicativos devido ao apagão cibernético.

O que gerou o apagão?

O incidente está relacionado a um erro na atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike. As primeiras informações indicam que o apagão teve origem em sistemas da CrowdStrike que usam o sistema Windows, da Microsoft.

"Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada", afirmou o CEO do CrowdStrike, George Kurtz. Ele diz que a empresa está trabalhando ativamente com os clientes afetados.

Microsoft diz que falha foi corrigida, mas aplicativos e Office 365 ainda têm falhas. Empresa diz que impacto residual do apagão pode impactar no tempo de normalização dos serviços.

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