Som 'cria' desenhos na nossa cabeça; influenciador explica para que serve
Dario Centurione, influenciador do Almanaque SOS, arriscou alguns anos de azar para realizar esse experimento científico. No quadro "Inovou demais, campeão", do Brasil do Futuro, ele quebrou um espelho para testar como os sons criam luzes de formatos diferentes.
A ideia veio do vídeo de Domingos dos Santos Neto, criador de conteúdo que inova demais na maneira de divulgar a ciência.
Essa forma como ele explica como o som funciona é genial.
Dario Centurione
- Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.
O experimento passa por colar um pequeno pedaço de espelho em uma bexiga.
O som funciona como uma onda, tem partículas de ar. Essas partículas vão ficar comprimidas -que chama compressão- ou soltas -rarefação. O seu ouvido vai pegando essas partículas e fazendo um código que o cérebro decodifica, transformando em imagens na sua cabeça.
Dario Centurione
Ao falar vogais, o influenciador faz refletir em uma parede escura as formas que cada um desses sons forma. E é assim que o cérebro entende o que são as palavras.
É como se dentro do ouvido de cada pessoa tivesse um balão e um espelho. Então, a voz vem, bate nesse balão e forma um desenho. O cérebro já conhece a maioria dos desenhos, que são as palavras que nós conhecemos.
Domingos dos Santos Neto, influenciador
Segundo ele, é por isso que ouvir palavras ditas em outro idioma soa como se a pessoa estivesse emitindo ruídos, pois não conhecemos todos os "desenhos" feitos pelos sons.
Não é legal? Domingos, já sou seu fã, achei genial.
Dario Centurione
Deixe seu comentário