Raro encontro: auroras boreais e chuva de meteoros pintam o céu; veja fotos
De Tilt, em São Paulo
14/08/2024 09h38
Cientistas, fotógrafos e observadores em todo o mundo testemunharam um evento raro nesta terça-feira (13): o pico da chuva de meteoros Perseidas coincidindo com as auroras boreais.
O pico da chuva de meteoros Perseidas ocorre anualmente quando a Terra passa pelos detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle, que se aproximou da Terra pela última vez em 1992.
No entanto, a aparição simultânea das auroras foi inesperada. A interação entre o campo magnético da Terra e as partículas solares causa as luzes do Norte, conhecidas como aurora boreal. Embora os meteorologistas tenham previsto alguma atividade geomagnética durante o fim de semana, as auroras só ocorrem sob as condições certas.
No entanto, nesta terça-feira (13), uma atividade solar levou a uma tempestade geomagnética de classe G4, a mais forte em 20 anos.
Já a chuva de meteoros Perseidas continua até 24 de agosto, embora o número de meteoros visíveis por hora seja menor do que no pico.
Veja abaixo fotos do momento
Astronauta grava aurora boreal do espaço
Matthew Dominick, astronauta da Nasa, publicou no X (antigo Twitter) um vídeo de auroras se formando sobre o norte do globo terrestre, nesta segunda-feira (12). "Timelapse da Lua se pondo em raios de aurora vermelha e verde seguido pelo nascer do Sol", escreveu no post. "A aurora tem sido incrível nos últimos dias. Ótimo momento para testar uma nova lente que chegou recentemente."