iPhone 16 vem aí e pode ter telas maiores e novo botão; saiba o que esperar
Todo mês de setembro é igual: a Apple apresenta um novo iPhone e, semanas antes do evento, começa uma onda de rumores sobre o que esperar do próximo smartphone da companhia.
Reunimos os principais rumores sobre as características do smartphone da Apple.
O que esperar do iPhone 16
Visual parecido. A última grande mudança do iPhone ocorreu em 2020, quando os aparelhos começaram a ter conexão 5G. No iPhone 16, não vai haver grandes alterações no design do aparelho, segundo Mark Gurman, colunista do site de negócios da Bloomberg e conhecido por antecipar novidades da empresa.
A empresa deve lançar quatro variações: iPhone 16, iPhone 16 Plus, iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. Todos deverão ter o processador A18, com as versões Pro tendo o A18 Bionic Pro —uma versão mais avançada do chip.
Novo botão. Fisicamente, os modelos contarão com um botão adicional. Em versões não Pro, ele deve servir para abrir uma função rapidamente, como abrir o app de câmera ou acionar a lanterna (esse recurso só estava disponível no iPhone 15 Pro).
Em versões Pro, no lado direito, haverá um botão específico para câmera. Ele vai servir para acionar o autofoco na hora de captar imagens, ou aumentar ou reduzir o zoom, tocando nas pontas dele, o que pode ser útil tanto para fotos como vídeos.
Melhoria nas câmeras. Os modelos Pro devem contar com zoom óptico de 5x contra 3x dos iPhones 15 Pro, de acordo com o analista Ming Chi Kuo. Sobre a qualidade das imagens, a Apple trabalha em uma forma de remoção de reflexo. Na prática, a tecnologia tem potencial de acabar com aqueles círculos causados por raios de luz em fotos ou vídeos, segundo o site MacRumors.
Telas um pouco maiores e mais cores. Se o visual continua o mesmo, as telas devem ficar um pouco maiores nas versões Pro. O iPhone 16 Pro deve ir de 6,1 polegadas para 6,3 polegadas; enquanto o iPhone 16 Pro Max passará de 6,7 polegadas para 6,9 polegadas. Haverá a volta da cor rose gold e um novo tom de azul para modelos Pro.
Apple Intelligence para todo lado. Os modelos não terão grandes novidades de hardware. No entanto, o colunista da Bloomberg diz que a Apple falará bastante dos recursos de inteligência artificial. Todos os novos modelos contarão com as novas funcionalidades, que devem ser liberadas com um novo iOS, pois terão pelo menos 8 GB de memória RAM (requisito para suportar os recursos). Dos telefones já lançados, apenas o iPhone 15 Pro e Pro Max terão os recursos.
A Apple Intelligence, da Apple, com recursos em parceria com a dona do ChatGPT, a OpenAI. Então, a assistente Siri ficará mais esperta, entendendo comandos de forma natural. Será possível também criar imagens, solicitar edição de um texto conforme o tom escolhido (profissional, amigável ou conciso) ou até pedir que o telefone resuma uma troca de e-mail para você. Num primeiro momento, o serviço de inteligência artificial será gratuito. A Apple, no entanto, tem planos de passar a cobrar pelos recursos em 2027.
Olho no iPhone SE
A linha SE é a mais barata entre os iPhones, e a Apple tem planos de lançar uma versão nova logo no início de 2025. Ele deve ter um visual parecido com o do iPhone 14, além de ter uma tela Oled e os recursos do Apple Intelligence.
E o iPhone 17? Tem chance de ser dobrável?
As grandes mudanças no visual do iPhone devem ficar para 2025. Gurman diz que a Apple pretende fazer um "iPhone Air", no sentido de que a empresa o tornará mais fino —os iPads e MacBooks Air são conhecidos justamente por serem as versões mais "magras" do tablet e notebook da Apple.
Newsletter
Um boletim com as novidades e lançamentos da semana e um papo sobre novas tecnologias. Toda sexta.
Quero receberAinda não se sabe se este telefone, que fica entre um iPhone convencional e o iPhone SE, será chamado de iPhone 17, iPhone Air ou iPhone 17 Slim. A ideia de diversificar a linha de iPhones com novos modelos e novos preços seria uma forma, especula Gurman, de a Apple aumentar as vendas do aparelho que mais faz a empresa lucrar.
No curto prazo a Apple está considerando um aparelho desta categoria, mas não um telefone. A empresa tende a lançar um iPad dobrável antes de ter um iPhone dobrável, diz o colunista da Bloomberg.
*Com informações do MacRumors, Cnet e Bloomberg
Escolhemos cada produto de forma independente e checamos os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelos nossos links, ganhamos uma comissão, mas você não paga nada a mais por isso. O UOL não é dono nem participa da comercialização dos produtos oferecidos neste conteúdo. Dessa forma, não nos responsabilizamos pelos itens anunciados.
Deixe seu comentário