Chiquititas, Joelma e até Olimpíadas: CNU rende memes nas redes sociais
Do UOL, em São Paulo e em Brasília
18/08/2024 18h37Atualizada em 18/08/2024 21h05
O CNU (Concurso Nacional Unificado), que distribui vagas em 21 órgãos do governo federal, foi encerrado às 17h30 deste domingo (18). Porém, desde cedo os candidatos ocuparam as redes sociais com debates sobre o exame e memes relacionados às provas (veja mais abaixo).
O que aconteceu
Publicações no X brincavam com a suposta maior dificuldade da etapa realizada à tarde, em comparação com as provas da manhã. Uma das montagens compartilhadas mostra um homem feliz em um lado do ônibus com a primeira parte do CNU, enquanto outro aparece triste após ter feito a segunda prova.
Outros posts usam as fotos da cantora Joelma e um desenho que começou bem feito, mas terminou mal desenhado para ilustrar a dificuldade entre os turnos.
Uma candidata utilizou uma montagem da novela Chiquititas para representar seu desempenho na prova de matemática. "Jaime, é 65", diz um dos personagens da novela a um colega, que responde: "Ah, não é possível! Minha resposta deu dois trilhões e meio".
Até a disputa da ginástica, nas Olimpíadas Paris 2024, serviu como meme para o CNU. Uma usuária do X diz que, assim como a garotinha que torceu para uma atleta cair na disputa em que o Brasil participava, ela desejou que os concorrentes do namorado tenham se atrasado para o concurso.
Sobre o CNU
Mais de 2 milhões de brasileiros se inscreveram no CNU. Trata-se do primeiro concurso do tipo organizado pelo governo federal e que tem o objetivo de unificar e aprimorar a seleção de servidores para 21 órgãos do governo. O CNU estava previsto para ser realizado em 5 de maio, mas foi adiado para 18 de agosto após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul.
São 6.640 vagas, com salários que podem chegar a R$ 22,9 mil. O primeiro turno de provas começou às 9h (horário de Brasília) e terminou às 11h30. À tarde, os portões ficaram abertos das 13h às 14h, e as provas recomeçaram às 14h30. O prazo para finalizar a prova terminou às 17h30, mas os participantes puderam sair a partir das 16h30.
Provas foram aplicadas em 228 cidades de todos os estados e no DF. A prova tem questões objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será realizada em 8 de outubro. O resultado definitivo será anunciado em 21 de novembro. Já a convocação para posse começará em janeiro de 2025.