WhatsApp troca número por @ e cria função que te protege de estranhos
O WhatsApp está testando uma nova função que permitirá a quem usa celular Android bloquear mensagens de desconhecidos. A novidade foi revelada nesta terça (20) pelo site WABetaInfo, que costuma adiantar novidades do aplicativo que ainda estejam em fase de testes e ou apresentam indícios escondidos dentro do seu código de programação.
A atualização beta do WhatsApp para Android já tinha revelado que a Meta desenvolve um recurso para permitir associar um nome de usuário ao telefone. Ou seja, será possível passar o seu "arroba" (@nome) aos conhecidos em vez do seu número.
Assim, quem usa o aplicativo ganha uma camada extra de proteção à privacidade — e não precisará passar o telefone a novos contatos que não façam parte do seu círculo próximo de amizades.
Aqueles com quem você já tem uma janela de conversa aberta ainda conseguirão ver o seu número no aplicativo, segundo o site, mas será possível liberar apenas a visualização do seu apelido para as novas conversas.
E como bloquear os desconhecidos
É aí que entra um recurso novo que também está em testes e deverá funcionar junto com o "arroba": o PIN para o nome de usuário.
É o seguinte: ao habilitar o novo apelido, você poderá dar a ele uma senha de quatro dígitos. Ou seja, para mandar uma mensagem nova ao @nome, o seu contato terá que inserir um PIN.
Assim, só aquelas pessoas para quem você deu a senha poderão lhe enviar a primeira mensagem. É importante frisar que o PIN não poderá ser o mesmo código usado na verificação de duas etapas — já que isso pode facilitar para que alguém invada a sua conta no WhatsApp.
A exigência do PIN também não vale para aqueles contatos com quem você já conversa no aplicativo, já que a nova função tem o objetivo de dar mais controle a quem pode entrar em contato com você, bloqueando spams de comércios ou enormes grupos de disparo de mensagens ou links.
As novidades seguem em testes liberados apenas a quem faz parte do grupo do programa Google Play Beta no momento. A Meta ainda não divulgou mais informações sobre o lançamento — e se a novidade deverá chegar também aos iPhones no futuro.
Deixe seu comentário