O que causou 'rastro de fogo' no céu do Brasil? Astrônomo explica vídeo

Um clarão no céu chamou atenção de moradores da região centro-sul do país na noite desta quarta-feira (21). Pedaços de um satélite foram registrados entrando na atmosfera, causando um "rastro de fogo" no céu.

O que causou clarão no céu

Pedaços de satélite foram vistos principalmente na região centro-sul. Moradores do Paraná, Mato Grosso do Sul, entre outros, filmaram o ocorrido e postaram imagens nas redes sociais.

"Clarão" no céu é lixo espacial do satélite Starlink-2719. De acordo com Marcelo de Cicco, astrônomo e coordenador do Exoss, projeto que monitora meteoros (parceiro do Observatório Nacional), sua entrada na atmosfera estava prevista.

Este satélite da Starlink estava com previsão de reentrada na atmosfera entre ontem à noite e hoje de madrugada. E foi o que, de fato, aconteceu. Marcelo de Cicco, astrônomo

Astrônomo explicou ao UOL que queda de lixo espacial não causou danos, pois se pulverizou antes.

Nos vídeos das redes sociais é possível ver o satélite se desgastando em contato com a massa de ar. Ele vai sendo queimado e, depois, pulverizado na atmosfera. Isso acaba causando o fenômeno visual noturno.

Lixos espaciais são acompanhados por diversos órgãos. Cicco diz que há muitas instituições que rastreiam os satélites que podem retornar à atmosfera, justamente para evitar possíveis acidentes.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.