Inovou demais, campeão: o que está por trás do poder antichamas do abacaxi?
Ruam Oliveira
Colaboração para Tilt, em São Paulo
27/08/2024 09h30
Aquele saboroso abacaxi pode ter mais serventia do que imagina. No quadro "Inovou demais, campeão", Dario Centurione, influenciador do Almanaque SOS, prova que a casca do abacaxi é altamente resistente ao fogo.
A ideia de testar essa característica da fruta partiu de um vídeo publicado pelo youtuber canadense Tyler Csatari.
Relacionadas
O jovem monta um escudo de madeira revestido com cascas de abacaxi. Em seguida, direciona um lança-chamas para comprovar a resistência da fruta.
- Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.
O fato de o abacaxi ser tão forte assim é por conta das fibras
Dario Centurione, Almanaque SOS
As fibras citadas por Centurione são celulose e hemicelulose, presentes na casca, que também possui uma outra substância chamada de Lignina, que funciona como uma cola e aumenta a resistência da casca.
Ao realizar os testes com dois tipos de maçaricos, um menor e outro mais potente, Centurione percebe que a casca da fruta é apenas chamuscada, mas não é queimada na parte interna.
Para colocar a prova se a casca também resistente a altos níveis de temperatura, Centurione colocou uma bexiga atrás da casca do abacaxi, enquanto deixou o maçarico ligado. Manteve a chama ligada por um minuto sem qualquer sinal de que o balão explodiria.
E a resistência e versatilidade da casca da fruta é alvo de pesquisas no Brasil. A pesquisadora Maira Três, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), estudou em seu projeto de mestrado como obter essas nanofibras presentes na casca do abacaxi e utilizá-las na produção de embalagens biodegradáveis.
É, natureza, inovou demais, campeão!
Dario Centurione, Almanaque SOS