Bluesky e Threads: como abrir conta nas redes sociais rivais do X

Threads e Bluesky são alternativas para os usuários do X. O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), mandou suspender, nesta sexta-feira (30), o funcionamento da rede social X no Brasil.

O que é a Threads?

Criada em 2023, a Threads é similar ao X e foi criada pela Meta, que também é responsável pelo Instagram e WhatsApp. A plataforma atingiu 200 milhões de usuários ativos recentemente.

A ideia é que a rede social seja usada como um apêndice do Instagram. Se o Instagram é feito com foco em imagens, a Threads é uma rede voltada a discussões em formato de texto.

As pessoas podem entrar com suas contas do Instagram para compartilhar atualizações de texto e participar de conversas públicas. O app permite criar publicações de até 500 caracteres, com opção de incluir links, fotos, carrosséis e vídeos de até 5 minutos.
Apresentação da Threads pela Meta

Como baixar e entrar na Threads? A Threads funciona como um aplicativo à parte. Então, não basta ter o app do Instagram, você vai precisar entrar na Play Store (no caso do Android) ou na App Store (no caso do iOS) para baixar e acessar.

Basta buscar pelo nome e fazer o download do aplicativo, que é gratuito. Ao acessar a Threads, você terá a opção de importar seus contatos do Instagram e segui-los de forma automática. Mesmo aqueles que ainda não estão na rede social podem ser seguidos "preventivamente": quando (e se) eles aderirem à Threads, você já os estará seguindo.

O que é o Bluesky?

Uma outra possível alternativa ao X é o Bluesky. A rede social foi criada pelo cofundador e ex-diretor do Twitter Jack Dorsey. Ela ganhou popularidade como uma opção à plataforma de Elon Musk.

Continua após a publicidade

O projeto foi criado e financiado inicialmente pelo próprio Twitter em 2019, quando Dorsey ainda era seu diretor executivo. O usuário pode publicar em texto (256 caracteres) e com imagens. A rede social permite excluir os próprios posts: além de curtir, comentar e repostar as publicações de outras contas.

Basta buscar pelo nome e fazer o download do aplicativo, que também é gratuito. É possível baixar o aplicativo na Play Store (no caso do Android) ou na App Store (no caso do iOS) para baixar e acessar.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.