O que é inteligência artificial? Veja 3 explicações para entender de vez

O tema aparece no noticiário e em conversas do cotidiano com cada vez mais frequência. As empresas estão cada dia mais focadas em desenvolver ferramentas que levem o selo "feito com inteligência artificial". Mas... o que raios é essa tecnologia?

O pesquisador Anderson Rocha, professor do Instituto de Computação da Unicamp e coordenador do Recod.IA, um dos maiores laboratórios de IA da América Latina, destaca em três níveis - para crianças, adultos e pesquisadores - o que é essa tecnologia.

Para uma criança, a gente pode dizer que é quando tentamos fazer com que o computador aprenda a resolver problemas como nós humanos
Anderson Rocha, professor do Instituto de Computação da Unicamp

  • Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.

Subindo de nível, Rocha afirma que a inteligência artificial pode ser entendida por pessoas adultas como a busca por entender o mundo como humanos e transferir o que foi aprendido para o computador, fazendo com que ele ajude a solucionar problemas complexos.

O terceiro nível, que pode ser considerado hard, é para os pesquisadores de inteligência artificial.

Basicamente o que estamos falando é de coletar dados do mundo a partir de sensores, câmeras e interações com usuários e trazer isso para os computadores
Anderson Rocha

Depois de transferir os dados para os computadores, quem está no nível pesquisador de IA faz uma análise dessas informações, tentando aprender e extrair padrões a partir delas.

Continua após a publicidade

E com esses padrões chegamos ao conhecimento para tomar decisões e atuar novamente no mundo
Anderson Rocha

Deixe seu comentário

Só para assinantes