Cientista leva prêmio por estudar elo de energia celular e doença crônica

O que ocorre dentro das células influencia o surgimento de doenças, você já sabe. Mas como isso ocorre?

Este é o foco do trabalho da cientista brasileira Alicia Kowaltowski. Ela estuda como as coisas acontecem dentro das mitocôndrias nos casos de doenças crônicas como obesidade, diabetes e problemas no coração.

Para quem não se lembra das aulas de biologia, as mitocôndrias são as fábricas de energia das células. É nas mitocôndrias que acontece a respiração celular, uma série de reações químicas que precisa de oxigênio para gerar a energia que mantém nosso corpo vivo - o nome disso é metabolismo energético
Ana Bonassa, Nunca Vi 1 Cientista

  • Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.


Entender o funcionamento dessa parte bem particular das células levou Kowaltowski a ser reconhecida internacionalmente. Ela esteve entre as 5 cientistas laureadas com o Prêmio Internacional L'Oréal/UNESCO Para Mulheres na Ciência de 2024.

Ela é professora do IQ-USP (Instituto de Química da Universidade de São Paulo) e responsável pelo Laboratório de Metabolismo Energético.

Entender o metabolismo energético e o funcionamento das mitocôndrias vai nos permitir identificar e corrigir defeitos dentro das células que podem estar ligados ao surgimento de problemas de saúde e doenças crônicas!
Ana Bonassa, Nunca Vi 1 Cientista

A pesquisa de Kowaltowski é importante porque suas descobertas podem significar novas possibilidades de tratamento ou até mesmo a cura de algumas doenças.

Continua após a publicidade

O metabolismo é fascinante porque está no cerne da vida --todas as definições técnicas da vida devem incluir o metabolismo e o fluxo de moléculas sendo transformadas dentro de nós
Alicia Kowaltowski

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.