Cápsula da Boeing retorna à Terra sem tripulantes
A cápsula Starliner, da Boeing, pousou sem tripulação em uma base no estado do Novo México, nos EUA, na noite desta sexta-feira (6).
O que aconteceu
Cápsula separou-se da Estação Espacial Internacional sem os dois astronautas que transportou no voo de ida. Butch Wilmore e Suni Williams partiram em junho para uma missão cuja duração seria de uma semana, mas agora espera-se que eles retornem não antes de fevereiro de 2025.
O desencaixe, reentrada e pouso do Starliner ocorreram sem problemas. A cápsula pousou com auxílio de três paraquedas e os airbags na parte inferior dela amorteceram o impacto.
Nasa preferiu enviar os tripulantes de volta para casa com a concorrente da Boeing, a SpaceX, e sua cápsula Crew Dragon. A agência espacial americana recorreu à SpaceX para resgatar os astronautas devido a preocupações de segurança relacionadas à Starliner, que sofreu falhas nos propulsores e vazamentos de hélio em seu caminho para a ISS.
Apesar de sua prolongada estada, Wilmore e Williams mantêm bom ânimo e estão em contato com suas famílias, segundo a agência. Eles já não dependem mais de roupas emprestadas, pois receberam trajes durante uma recente missão de reabastecimento, informou a Nasa.
* Com AFP
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.