Você pode estar guardando o catchup no lugar errado; o que a ciência diz?

Onde você guarda o seu catchup depois de aberto? Dentro ou fora da geladeira? Há um tempo, o perfil da empresa Heinz, famosa por fabricar o produto, viralizou no Twitter por afirmar categoricamente: "Tem que estar na geladeira!".

Contudo, uma enquete que acompanhava a postagem recebeu opiniões diversas. Quase 37% de pouco mais de 13 mil participantes disseram colocar o catchup no armário, em vez da geladeira.

Afinal, o que a ciência tem a dizer sobre o lugar mais adequado?

Armário pode, mas só em condições seguras

O primeiro ponto é: com lacre, está tudo bem o deixar em temperatura ambiente. Depois, a melhor opção é refrigerar.

Armazenar o molho aberto dentro do armário não trará riscos para a saúde, contanto que ele seja armazenado em condições ideais de segurança, como garantir que o local possua uma temperatura fresca e não tenha incidência de sol.

A acidez encontrada nesse tipo de molho, por si só, ajuda a mantê-lo seguro para o consumo mesmo fora da geladeira. A elevação na concentração de ácido acético, além de contribuir para melhorar o sabor, também tem importância inquestionável para a preservação do produto fora da geladeira.

O pH ácido no catchup, com valores inferiores a 4,5, facilita a destruição de microrganismos pelo calor, permitindo que se utilize um tempo menor das técnicas de conservação, como esterilização e pasteurização. Isso minimiza os efeitos negativos da utilização de altas temperaturas na qualidade do produto.

Continua após a publicidade

Ainda assim, a geladeira é a opção mais segura.

Geladeira tem seus "segredos"

1. Faz o catchup durar mais tempo

O armazenamento no armário, então, não é proibido se a pessoa considerar os cuidados acima. Contudo, para quem quer que o catchup dure mais depois de aberto, o ideal é guardá-lo dentro da geladeira. O consumidor terá maior durabilidade do produto.

Mas um alerta: o cuidado precisa ser redobrado com o armazenamento em cidades mais quentes, como muitas no Brasil.

Este é um ambiente propício para a criação de bolores, mudança de textura e sabor do produto. Então, se formos falar de segurança alimentar, sim, o catchup deve ser armazenado na geladeira após aberto, tendo o tempo médio de dois meses na geladeira.

Continua após a publicidade

2. Ajuda a manter o sabor

Quando falamos no sabor, a recomendação para a refrigeração do catchup é ainda maior, especialmente se for um molho artesanal. Ele já é um produto mais delicado e com uma vida útil menor.

A própria Heinz, em 2017, já havia tuitado que devido à sua acidez natural, seu catchup pode ser colocado em uma prateleira, mas "refrigerar após a abertura mantém a qualidade do produto".

Fontes: nutricionista Talita Gomes e chef Leandro Burnett.

*Com reportagem de julho de 2023

5 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Maria Cristina de Moraes Rosa Manfredini

Falou falou e não disse nada. Super útil. SQN 

Denunciar

Ricardo Camilo da Silva

sério essa reportagem ?

Denunciar

Eleonora Colonnese Biller

Nunca imaginei que alguém guardasse o catchup depois de aberto fora da geladeira...

Denunciar