Israel: o que é a Unidade 8200, grupo militar 'secreto' que explodiu pagers
A explosão de vários walkie-talkies e pagers na quarta-feira (18) em Beirute e no sul do Líbano, pode ter sido comandado por um grupo militar secreto de Israel conhecido como Unidade 8200. Mais de 30 pessoas morreram e 450 ficaram feridas.
O que é o grupo militar?
A Unidade 8200 é uma equipe de inteligência e segurança cibernética. De acordo com a Reuters, seu trabalho é equivalente ao da Agência de Segurança Nacional, dos Estados Unidos, e da GCHQ, o serviço de inteligência britânica.
Tudo é feito em sigilo absoluto. Estima-se que essa seja a maior unidade militar de forças de defesa de Israel. Suas atividades são muito secretas e focadas em coleta de dados e ataques tecnológicos.
Acredita-se que a Unidade 8200 foi criada antes de 1948, quando aconteceu a Guerra da Independência de Israel. Como não há confirmação, há quem diga que eles são a evolução de um órgão chamado como Shin Mem 2, que grampeava linhas telefônicas para descobrir os planos de tumulto de comunidades árabes.
Novo nome: a unidade foi renomeada em 1973, depois de Israel ser pego desprevenido durante a Guerra do Yom Kippur, quando sofreu diversas invasões. Foi aí que o nome Unidade 8200 surgiu e o grupo se tornou um ponto importante de pesquisa e desenvolvimento no país.
Pessoas jovens são selecionadas para integrar a unidade. Geralmente são aquelas que fazem parte de programas muito competitivos de programação no Ensino Médio ou que estão se destacando na carreira de segurança cibernética.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.