Banana pode ser usada para engraxar o sapato? Testamos e contamos como é

Mais uma inovação vinda diretamente da natureza! Depois de testar a resistência da casca de abacaxi a altas temperaturas, Dario Centurione, do Almanaque SOS, avalia as propriedades da casca de banana para uma atividade incomum: lustrar os sapatos.

No quadro "Inovou demais, campeão", do projeto Brasil do Futuro, Centurione comprova que a fruta serve para muito mais.

Dentro da casca da banana tem um negócio chamado potássio, e potássio é um dos componentes da graxa, porque ele ajuda a dar polimento
Dario Centurione, Almanaque SOS

  • Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.

Por ser abundante na substância, a parte interna da casca da banana funciona como uma espécie de hidratante. Tanto é que algumas pessoas utilizam a casca na própria pele, lembra o influenciador. Ele, porém, faz uma ressalva: dermatologistas alertam que a prática pode causar alergias em algumas pessoas. Por isso, o uso da fruta dessa maneira deve ser feito com cautela.

Já sobre a função engraxante da banana surpreendeu o influenciador.

Gente, é melhor do que eu imaginava
Dario Centurione, Almanaque SOS

Para chegar à conclusão, ele fez os testes em sapatos com couro natural e sintético. Em ambos os casos, ele notou uma melhora no brilho dos calçados.

Continua após a publicidade

A proposta é esfregar a casca de banana na superfície do e, em seguida, passar um pano para a superfície não ficar molhada. Centurione ficou muito satisfeito com o resultado, provando que existem macetes que melhoram o dia a dia sem precisar gastar muito.

Usem casca de banana no seu couro
Dario Centurione, Almanaque SOS

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes