Superlua mais brilhante do ano pode ser vista hoje: como tirar boas fotos?

A superlua de outubro, conhecida como Lua do Caçador, deverá iluminar o céu a partir desta quinta-feira (17).

O que aconteceu

A lua cheia de outubro ficará visível por três dias, diz a Nasa. Essa é a terceira de quatro superluas consecutivas esperadas em 2024. As superluas estão aproximadamente 30% mais brilhantes e 14% maiores em relação às luas cheias tradicionais.

O fenômeno poderá ser visto em todo o país, porém, a visibilidade depende das condições meteorológicas em cada lugar. De acordo com a Nasa, a superlua deve atingir seu pico máximo no início da noite.

A Nasa diz que a lua atinge, no acontecimento, a menor distância da Terra durante a trajetória orbital lunar. A agência espacial afirmou que as superluas ocorrem de três a quatro vezes por ano.

De acordo com o Almanac.com, a superlua é batizada como Lua do Caçador por ser referência para os caçadores. Sua aparição levava os caçadores a se prepararem para o inverno que se aproximava.

Como fazer fotos do fenômeno

Mesmo com o celular, é possível fazer fotos da Lua. A Nasa recomenda procurar um local estável, desligar o flash e utilizar o temporizador. Além disso, outra dica é alterar o ISO —caso o telefone permita. Para captar a Lua, é necessário mantê-lo baixo e com abertura ampla.

Você pode tentar tirar suas fotos durante um período em que a Lua não esteja muito mais brilhante que o céu, como o crepúsculo ou o amanhecer, para que a câmera do seu telefone tenha menos contraste para lidar. Ou você pode tentar tirar uma foto enquanto a Lua surge no horizonte, quando ela tende a parecer maior.
Comunicado da Nasa, com recomendações

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.