Cientistas brasileiros desvendam enigma da matemática de 124 anos
Colaboração para Tilt
05/12/2024 10h00
O Brasil entrou no hall da fama matemática com um feito gigante. Pesquisadores da Unesp de Rio Claro, em São Paulo, solucionaram o 16º enigma do matemático alemão David Hilbert. O problema esteve sem solução por 124 anos.
Para resolver a questão, Vinícius Barros da Silva, Edson Denis Leonel e João Peres Vieira criaram a Teoria Geométrica de Bifurcações. Além de dar resposta a um dilema centenário, a hipótese elaborada pelo trio pode ter aplicações em outras áreas.
Relacionadas
Falando resumidamente, os pesquisadores desenvolveram uma nova forma de estudar ciclos-limites (que são trajetórias em sistemas dinâmicos) usando métricas geométricas. Essa abordagem pode revolucionar diversas áreas, como biologia, engenharia e computação
Laura Marise, Nunca Vi 1 Cientista
- Quer acompanhar as inovações científicas e tecnológicas com aquele tempero brasileiro? Fique de olho na nossa cobertura do que está sendo criado no país e que pode mudar o mundo em Brasil do Futuro, no nosso Canal do WhatsApp, no Instagram e no TikTok.
No caso da biologia, por exemplo, os ciclos-limites podem ajudar a entender reações químicas e padrões de disseminação da doença durante epidemias.
O estudo dos ciclos-limites também pode ser usado para criar sistemas de controle de temperatura ou para a operação de circuitos elétricos aplicados na engenharia.
Além disso, esses conceitos podem melhorar a cibersegurança e a criptografia quântica, ajudando a prever e evitar problemas como roubos de dados
Laura Marise, Nunca Vi 1 Cientista
Os pesquisadores também acreditam que a descoberta pode abrir novos caminhos no estudo de sistemas dinâmicos, podendo ser aplicados em áreas financeiras, por exemplo.