'Bola de fogo': asteroide atinge a Terra na Rússia; como foi o impacto?

Um asteroide adentrou a atmosfera da Terra na terça-feira (3) na Rússia, alertou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês).

O que aconteceu

O asteroide batizado temporariamente de C0WEPC5 adentrou a atmosfera terrestre às 16h15 UTC (13h15, no horário de Brasília). Formou-se então uma "bola de fogo" sobre o distrito rural de Olyokminsky, em Yakutia, na região russa da Sibéria. Ela foi testemunhada pelos moradores. Desde então, ele foi renomeado 2024 XA1.

Objeto foi descoberto cerca de 12 horas antes da colisão. Cientistas da ESA estimaram que ele tivesse cerca de 70 centímetros de diâmetro.

A órbita (e rota de colisão) do asteroide 2024 XA1, que já havia se aproximado da Terra e de Vênus outras duas vezes cada, desde 1983
A órbita (e rota de colisão) do asteroide 2024 XA1, que já havia se aproximado da Terra e de Vênus outras duas vezes cada, desde 1983 Imagem: Reprodução/NASA Jet Propulsion Laboratory

Um esforço internacional de estudiosos colaborou para prever o momento do impacto com precisão de mais ou menos 10 segundos. Físicos e astrônomos da ESA, da Nasa e do Observatório Nacional de Kitt Peak, da Universidade do Arizona, trabalharam juntos na missão.

O asteroide foi considerado "muito pequeno" pela Nasa. Segundo o Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, sua primeira visualização foi feita pelo telescópio Bok. A colisão prevista pelos cientistas do laboratório foi tida como "inofensiva".

Continua após a publicidade

Objeto não teve alvo de grande impacto, felizmente. Richard Moissl, chefe do gabinete de defesa planetária da ESA, veio a público por meio do X (antigo Twitter) informar que o sistema Aegys da agência foi capaz de calcular o "corredor de impacto" do asteroide, fornecendo dados exatos sobre sua trajetória e ponto de entrada, 200 km a leste de Lensk, o que tranquilizou os cientistas.

Imagens nas redes mostram que o asteroide caiu em uma área remota de floresta. Foram relatados fragmentos, ou pequenas rochas, que se espalharam pela região e indicam que o corpo celeste se partiu na chegada.

O 2024 XA1 foi o 11º asteroide a colidir com a Terra de que se tem notícia até hoje, apontou ESA. Ainda de acordo com o laboratório da Nasa, 139 asteroides já passaram mais próximos da Terra do que da Lua no último ano. Dados foram atualizados na última quinta, 5 de dezembro de 2024.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.