WhatsApp e Instagram sofrem instabilidade e ficam fora do ar por uma hora
WhatsApp, Instagram e Facebook apresentaram instabilidade na tarde desta quarta-feira (11) por volta das 15h (horário de Brasília). A Meta, que é dona das três plataformas, admitiu em postagem que um problema causou instabilidade para "alguns usuários" em todo mundo. Por volta das 16h, usuários começaram a relatar volta dos serviços.
O que aconteceu
Milhares de reclamações foram registradas. Mais de 93.061 notificações foram emitidas por usuários de WhatsApp, 7.295 por usuários do Instagram e 2.983 por usuários do Facebook no site Down Detector, que reúne notificações sobre queda de serviços.
O pico de reclamações ocorreu por volta das 15h (horário de Brasília). Os serviços passaram a ser normalizados para boa parte dos usuários por volta das 16h. Neste horário, começou a reduzir drasticamente o número de notificações feitas no Down Detector.
Meta admitiu falha e diz que "trabalha em solução". Em postagem no X, empresa não detalhou o que ocorreu. Apenas informou que estavam "cientes de um problema técnico" que está impactando a "habilidade de alguns usuários de acessar nossos apps".
We're aware that a technical issue is impacting some users' ability to access our apps. We're working to get things back to normal as quickly as possible and apologize for any inconvenience.
-- Meta (@Meta) December 11, 2024
Usuários reagiram à queda dos aplicativos no X (antigo Twitter). Veja algumas postagens:
todo mundo vindo pro twitter pra saber se o whatsapp caiu pic.twitter.com/DCvIe5ttsi
-- Matheus (@odontinho) December 11, 2024
tá aqui o tweet que vc tá procurando pra saber se o whatsapp caiu, sim ele caiu
-- dolly (@faleidollynho) December 11, 2024
whatsapp, Instagram e facebook caindo tudo ao mesmo tempo pic.twitter.com/W8bPgBba76
-- zuzu (@manuhhzuzuu) December 11, 2024
Como eu me sinto sem WhatsApp, Instagram e Facebook: pic.twitter.com/2HtaQtcwHm
-- Marcos Victor ?? (@Marcoslulaofici) December 11, 2024
Como funciona o DownDetector
A empresa diz que monitora redes sociais e agrega reclamações de usuários. Os problemas reportados são validados (em sua página de ajuda, o DownDetector diz verificar se reclamações de queda procedem) e conforme o incidente atinge determinado nível de notificações, ele é classificado como tal.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.