OPINIÃO
Futuro do cinema é você participar do filme e fazer cena ao lado do ídolo
Colaboração para o Tilt, em São Paulo
15/12/2024 05h30
O futuro do cinema vai permitir que você participe de filmes e ainda possa fazer uma cena ao lado de seu grande ídolo, destaca o programa O Impensável, apresentado pelo professor, escritor e pesquisador Gil Giardelli no Canal UOL.
O programa é exibido na TV aos sábados, às 15h (de Brasília). O Impensável propõe uma imersão nas fronteiras da tecnologia e suas implicações para o presente e o futuro.
No segundo episódio, uma empresa chamada Cosme, que administra planetários pelo mundo, agora está investindo em tipos de cinemas que com muita tecnologia coloca o público no filme.
Será possível inserir os espectadores no meio de uma cena de filme conversando com a Marilyn Monroe, por exemplo. Serão mais de 50 tipos de cinemas espalhados pelo mundo, com a possibilidade de interação lado a lado com seu artista favorito.
Análise de roteiro com IA: ajuda ou prejudica o cinema?
Todos os anos Hollywood recebe mais de 50 mil roteiros de novos profissionais. Cada script tem em média de 100 a 150 páginas. Demora aproximadamente dois dias para alguém ler e analisar todo o material.
No entanto, uma inteligência artificial agora promete em minutos ler tudo que foi escrito, recomendar se o filme merece investimento, virar uma série ou um blockbuster. A IA também indica qual pode ser o ator que mais combina com o papel principal do filme.
A Warner Bros e Sony Pictures já estão usando uma IA generativa chamada Callaia, que analisa scripts em menos de um minuto. A IA recomenda se um filme deve ou não ser financiado, cria uma lista de filmes comparáveis com este roteiro e recomendação de atores.
Esta inteligência artificial democratiza o processo de seleção de roteiros e permitiria que melhores títulos e escritores fossem descobertos, enfatizou o cofundador da empresa.
No entanto, o debate em Hollywood sobre se a IA ajudará ou prejudicará os criativos só aumenta. Doutorandos em ciência da computação na Universidade de Columbia analisaram a qualidade de 48 histórias utilizando uma IA. A equipe descobriu que a análise robótica nunca concordou com os críticos de cinema e vice-versa.
O debate sobre a IA generativa no cinema
A IA generativa já está no cinema e causa debate. Um dia disseram que a fotografia acabaria com a pintura, que a TV acabaria com o rádio e que a IA generativa poderia acabar com o cinema, e nada disso aconteceu. São apenas novas fronteiras.
A inteligência artificial está trazendo para diretores e atores novas técnicas e formas de aplicar ao cinema e fazer entretenimento.
Cenas surreais, sequências vertiginosas de criaturas estranhas e filmes em que cada cena é gerada por uma inteligência artificial de criação de imagens podem às vezes parecer algo grotesco.
O futuro avança. Nova York já sediou o primeiro festival de cinema de inteligência artificial. Cineastas experimentais estão utilizando a IA para tomadas específicas, como um close de uma bota na encosta de uma montanha. No entanto, ainda são cortes rápidos e experimentais.
Canal UOL na TV
Com uma programação variada que abrange notícias, esportes, celebridades, humor, entrevistas e reportagens especiais, o Canal UOL traz tudo o que você mais gosta capitaneado por um time que reúne alguma das vozes mais relevantes do país, como Fabíola Cidral, Diego Sarza, Leonardo Sakamoto, Reinaldo Azevedo, PVC, Leão Lobo, Chico Barney, Juca Kfouri, Maria Ribeiro, Antonio Tabet, Tati Bernardi, Otaviano Costa, entre outros. A programação completa do Canal UOL você confere AQUI.
O Canal UOL está nas seguintes operadoras de TV por assinatura e streaming:
Sky: canal n° 88
Vivo TV: canal nº 613
Oi TV: canal nº 140
TVRO Embratel: canal nº 546
Zapping: canal nº 64
UOL Play
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL