Nova função avisa polícia e Samu onde você está em ligação de emergência

Um novo recurso presente na maioria dos celulares modernos vai facilitar em chamadas de emergência. Ao ligar para Bombeiros, Polícia ou serviço de saúde, os atendentes vão receber na hora a localização de quem está fazendo a ligação.

O que aconteceu

Liberação da tecnologia de compartilhamento de localização foi homologada pela Anatel. Parceria inclui empresas de tecnologia (como Google e Apple, responsáveis pelos sistemas Android e iOS, respectivamente) e operadoras de telefonia. O anúncio do início de uso do recurso foi anunciado nesta segunda-feira (16).

Na prática, ao ligar para um serviço de emergência no Brasil, o atendente recebe a informação de localização do autor da chamada. Não é necessário executar nenhum comando para ceder dados da localidade. A informação de localização é calculada por meio de redes GPS, Wi-Fi e dados de antenas de celular.

Função está habilitada por padrão em celulares com sistema Android (versão 5.0 ou superior) e sistema iOS 18.2 ou superior. No caso de aparelhos da Apple, iPhone SE (2ª geração ou superior) e iPhone XR (ou superior).

A tecnologia funciona mesmo em locais com cobertura limitada, como regiões remotas e rurais. Em último caso, as informações de localização são enviadas via SMS automaticamente para o serviço de emergência.

O lançamento do serviço tem com objetivo aumentar a efetividade dos serviços de emergência. Por enquanto, tecnologia estará habilita para 190 (Polícia), 192 (Emergência Médica) e Bombeiros (193).

Tecnologia de localização de emergência já é usada em outros países. Em blogpost, Google diz que recurso ajudou a salvar um homem em 2018 que saltou de parapente dos alpes austríacos, e teve problemas no paraquedas. O sistema de localização apontou uma área de 6 metros para busca, o que facilitou o resgate dele de helicóptero.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.