Não, o WhatsApp não terá um 3º tique azul para dedurar quem fizer print

Para a alegria de uns e tristeza de outros, o WhatsApp não irá implementar o terceiro check de verificação de mensagens — como parte daqueles símbolos azuis que aparecem quando alguém visualiza o que você enviou. Rumores apontavam para a possibilidade dessa nova indicação, quando uma das pessoas fizesse um print da conversa.

Entretanto, conforme o Tilt apurou com fontes próximas à companhia, essa informação é falsa. O WhatsApp não pretende acrescentar essa funcionalidade ao sistema, pelo menos por enquanto.

O que aconteceu

Páginas no Instagram começaram a dizer que função de notificação de print está sendo desenvolvida pelo WhatsApp. Boatos diziam que apareceria um "terceiro risco" no canto inferior quando alguém fizesse uma captura de tela. Não é citada nenhuma fonte nas postagens e esse mesmo rumor apareceu no fim de dezembro de 2021.

A plataforma de mensagens estaria criando essa funcionalidade para oferecer maior transparência aos usuários e proteger as informações dos grupos de aplicativos. Como algumas pessoas recorrem às capturas de tela para provar algo ou simplesmente vazar informações na internet, essa ferramenta ajudaria o usuário a descobrir quem tirou print daquela conversa.

Não custa lembrar o significado dos "tiques" nas mensagens. Quando só aparece um verde, significa que a mensagem foi enviada. Dois tiques significam que a outra pessoa recebeu.

WhatsApp impede print em dois casos

  • Imagem de perfil: ao acessar a foto de alguém e ampliá-la, o aplicativo não deixa capturar a imagem -- fica uma tela toda escura, como resultado. Em página de ajuda, o WhatsApp diz que ideia é "proteger a privacidade" das pessoas.
  • Imagem de exibição única: ao enviar uma foto de visualização única, ocorre o mesmo: ao tentar tirar um print, o resultado é uma imagem completamente escura.

Mudanças recentes no WhatsApp

Recentemente, o WhatsApp anunciou novos filtros e melhoria de resolução em chamadas de vídeo. O app também ganhou um novo indicador de digitação em um chat e anunciou a possibilidade de transcrição de áudios enviados por contatos.

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.