Topo

Vaquinha da Gaviões tem centenas de sites falsos; como criminosos agem?

Campanha de doação para estádio do Corinthians tem centenas de sites falsos para enganar torcedores Imagem: Pedro Ungheria/UOL

De Tilt, em São Paulo

28/12/2024 05h30

A "vaquinha" feita pela torcida do Corinthians já arrecadou mais de R$ 30 milhões para ajudar a equipe a pagar a dívida de seu estádio. A quantia arrecadada poderia ser ainda maior, não fossem as centenas de páginas falsas feitas para enganar os torcedores.

O que aconteceu

A torcida Gaviões da Fiel estreou em 27 de novembro uma campanha para arrecadar R$ 700 milhões. O dinheiro é destinado para pagar a dívida que o Corinthians tem pela Neo Química Arena.

Em três semanas de campanha, foram encontradas 379 páginas falsas que emulam a original. As informações são da ZenoX, empresa de segurança do grupo DFense e que presta assessoria para o Corinthians.

"Essas mais de 300 páginas são muita coisa em tão pouco tempo." Segundo Gabriel Paiva, CEO da ZenoX, a título de comparação, a empresa também faz monitoramento de sites falsos de venda de ingresso para jogos do Corinthians. Em um mês, eles dizem descobrir, em média, 20.

"A gente monitora vários lugares e ficamos checando se a página é parecida com a da doação ou não", diz Paiva. "Os criminosos nos primeiros dias de campanha se empenham mais. Após um tempo, ao notarem que conseguimos remover algumas páginas, eles procuram um novo tipo de golpe e o surgimento de sites falsos diminui"

As páginas falsas são muito parecidas com as originais. Elas costumam ser hospedadas em domínios distintos (como ".co" ou ".shop"), têm endereço errado (como acréscimo de vogais), itens desatualizados (uma das páginas estava com uma soma de arrecadação menor que da original) e informações bancárias erradas, com dados de Pix que não são oficiais. Como as transferências são feitas de forma instantânea, golpistas costumam diluir logo o dinheiro para contas laranjas para dificultar o rastreio da operação.

Falsa página de doação para arena do Corinthians tem endereço alterado, mas visual é igual à original; esta, por exemplo, tem domínio ".shop", sendo que a original é doearenacorinthians.com.br Imagem: Reprodução

Links falsos costumam ser compartilhados via redes sociais ou tráfego pago. "No WhatsApp, várias pessoas só encaminham o endereço sem perceber, por exemplo, os erros de digitação", diz Gabriel. Outra possibilidade comum, conta, são propagandas em redes sociais com o link malicioso.

Infelizmente não dá para saber quantas pessoas doaram para páginas falsas. Segundo a ZenoX, por serem sites comandados por terceiros, não é possível ter uma noção da quantidade de acessos ou de pessoas que eventualmente enviaram Pix para os criminosos.

Como acontece a derrubada das páginas

Dos 379 sites falsos identificados, 278 já foram derrubadas. O processo pode levar certo tempo, dependendo de onde a página falsa está hospedada.

"O dono da página nos dá uma procuração e solicitamos para o serviço de hospedagem tirar do ar por imitar o site que representamos", explica o CEO da ZenoX. "Em alguns serviços de hospedagem, temos que entrar com ação na Justiça, o que faz o processo ser mais lento", justifica.

Cuidados para não vacilar e clicar em site falso

  • Cheque o endereço da página antes de acessar (seja colando no seu navegador antes de acessar ou colocando o mouse em cima para ver o endereço para o qual vai ser direcionado)
  • Acesse o link diretamente (doearenacorinthians.com.br) ou busque páginas confiáveis --o site oficial do Corinthians ou da torcida Gaviões da Fiel, que organizou a arrecadação, têm menção à campanha de doação.
  • Maioria dos sites falsos não mostram a variação do total doado minuto a minuto. Então, se você clicar em algum site que não tenha esse placar variável, desconfie.
  • Use alguma solução de antivírus. Boa parte das opções contam com análise de endereço e alerta quando você acessa links suspeitos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vaquinha da Gaviões tem centenas de sites falsos; como criminosos agem? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Segurança