'Foco no problema': chefão do Google conta segredo para fisgar investidor
(Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre tecnologia no podcast Deu Tilt. O programa vai ao ar às terças-feiras no YouTube do UOL, no Spotify, no Deezer e no Apple Podcasts. Nesta semana, o assunto é: Investimento em 30 segundos; o que o Google ama em startups; bastidores da aposta do Google empresas de negros no Brasil)
Todo empreendedor sonha em receber o investimento de uma empresa como o Google. Se isso acontecer, será André Barrence, diretor do Google for Startups para América Latina, que estará do outro lado da mesa.
Em entrevista a Deu Tilt, o podcast do UOL para humanos por trás das máquinas, Barrence relata já ter trabalhado com mais de 2 mil empresas desde 2012, quando começou a atuar no ecossistema de startups.
Na hora de fisgar um investidor, diz ele, vale aproveitar qualquer oportunidade. Até mesmo um passeio de elevador que dure 30 segundos — é o chamado "elevator pitch", no jargão da área, algo como "papo de elevador".
A ideia do 'elevator pitch' vale para qualquer pessoa. Tudo é um processo de persuasão. É você dizer o que é a sua ideia, por que ela importa e por que aquela pessoa deveria se importar. O resultado final é a pessoa sair do elevador com a promessa de 'vamos continuar conversando'
André Barrence
Mas tem gente que exagera. Barrence conta que já foi abordado por um empreendedor durante uma festa de casamento e no meio da pista de dança, enquanto a música tocava. "Acho que era um aplicativo de viagem. Eu nem lembro qual era a ideia."
Ainda assim, o executivo afirma que um bom empreendedor não tem ideias ruins.
Se o empreendedor é bom ele vai achar uma ideia boa. A obsessão precisa ser pelo problema. Se você for obcecado por um problema, vai estar disposto a encontrar maneiras que melhor resolvem ele"
A combinação ideal é um empreendedor bom, com um problema bom e grande que vai gerar uma oportunidade igualmente grande de negócio
André Barrence
Time e problemão: as 5 características das startups que o Google ama
Se estamos falando de uma startup, é de se esperar que a tecnologia seja o fator decisivo, certo? Errado. Esse quesito é apenas o quarto item da lista do Google na hora de avaliar quais empresas iniciantes serão apoiadas.
Em entrevista a Deu Tilt, o podcast do UOL para humanos por trás das máquinas, André Barrence, diretor do Google for Startups para a América Latina, conta que a equipe por trás da startup vem em primeiro lugar.
Tecnologia é um negócio de gente. A tecnologia sempre vai mudar, mas um time bom é capaz de encontrar a tecnologia certa para resolver o problema certo. É a base de tudo
André Barrence
'Intolerância': os ataques ao Google por investir em startups de negros
André Barrence, diretor do Google for Startups para América Latina, contou ao Deu Tilt, podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas, os ataques pessoais que ele sofreu após liderar a criação de um fundo de investimento para empresas iniciantes lideradas por pessoas negras.
O ecossistema de startups é acirrado para qualquer fundador, mas é particularmente cruel com empreendedores negros. O Google lançou o chamado "Black Founders Fund" para contornar esse gargalo no acesso a crédito.
O que eu não sabia é que às vezes fazer a coisa que é certa também tem um custo pessoal, porque vivemos em um país e em uma sociedade extremamente polarizada
André Barrence
DEU TILT
Toda semana, Diogo Cortiz e Helton Simões Gomes conversam sobre as tecnologias que movimentam os humanos por trás das máquinas. O programa é publicado às terças-feiras no YouTube do UOL e nas plataformas de áudio. Assista ao episódio da semana completo às 15h.
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