Carlos Affonso: China entra no ringue para disputa tecnológica com EUA
Ler resumo da notícia
A apresentação pública do app DeepSeek, desafiando as certezas do Vale do Silício e sacudindo o mercado financeiro, coloca a China no ringue para disputar a supremacia tecnológica com os Estados Unidos, avaliou o colunista Carlos Affonso Souza no UOL News, do Canal UOL, nesta terça-feira (28).
Ainda é muito cedo para dizer que a 'bolha furou', mas, de certa maneira, o que a gente vê aqui é um reajuste. O que isso vai levar para o futuro é o entendimento de que setor não parece tão dominado por uma supremacia norte-americana, como até então, se queria ver.
A China entra nessa disputa bastante forte, faz isso no começo do governo Trump, semanas depois do bloqueio do TikTok nos EUA. Então, a China entra no ringue para disputar a supremacia tecnológica com os americanos. Carlos Affonso Souza, colunista do UOL
O DeepSteek apresentou na semana passada o seu modelo de inteligência artificial, rivalizando assim com gigantes americanos, como o ChatGPT, da OpenAI. O app é criação de uma startup homônima de Hangzhou, no leste da China, conforme mostrou a reportagem da agência de notícias RFI. A empresa teria conseguido o feito gastando apenas US$ 6 milhões, bem menos do que as poderosas empresas dos EUA.
Na segunda (27), o índice Nasdaq teve queda de 3,07%. A Nvidia, fabricante de microchips usados por empresas que estão investindo em IA, afundou 17% e perdeu cerca de US$ 593 bilhões em valor de mercado, a maior perda diária para uma empresa em Wall Street, de acordo com dados da LSEG.
A novidade chinesa, com a DeepSteek, no fim das contas, convida a mais países a entrarem nessa discussão, nessa disputa por supremacia tecnológica. Ela ganha novos componentes.
A China mostra o treinamento de um modelo, que me parece muito adequado, mais barato e que traz novidades. E, dentre as novidades, é o fato de ele ser compartilhado através do código aberto, o que faz com que diferentes empresas e diferentes entidades possa ter acesso ao código dessa startup chinesa e incorporar. Então, de certa maneira, traz um elemento muito interessante, que é o aumento no número de pessoas que podem utilizar essa solução. Carlos Affonso Souza, colunista do UOL
Sakamoto: 'Inflação será espada na cabeça de Lula até 2026'
No UOL News, o colunista Leonardo Sakamoto afirmou que o governo brasileiro está desesperado para baixar o preço dos produtos e a inflação será 'espada na cabeça' de Lula até 2026.
Neste momento, o governo está desesperado para baixar a inflação ou garantir o controle. Então, acho que a Magna não quis arriscar e foi lá conversar com o governo para dizer: 'olha, tem que fazer isso aqui, não tem jeito'. Leonardo Sakamoto, colunista do UOL
Sakamoto estava se referindo à reunião entre a CEO da Petrobras, Magda Chambriard, e o presidente Lula (PT), ocorrida ontem, no Palácio do Planalto. Na ocasião, a executiva informou ao mandatário que a petroleira deverá reajustar o preço do diesel já nas próximas semanas, conforme apurou a Folha de S.Paulo. A gasolina deve ficar de fora. Segundo relatos, Lula perguntou sobre o índice de reajuste, mas Magna informou que os técnicos ainda estão fazendo os cálculos.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.