Mãe arrependida: como foto de menina virou meme mundial e rendeu dinheiro?

Katie Clem, mãe da menina Chloe Clem, se arrepende de ter capturado e postado a imagem da menina ainda aos dois anos que virou um dos memes mais famosos da internet até hoje. Mas como a adolescente, hoje com 14 anos, viralizou na infância?

O que aconteceu

Chloe ficou famosa em setembro de 2013, quando sua mãe resolveu filmar a reação das filhas a uma surpresa. Dentro do carro, ela anuncia à caçula e sua irmã mais velha, Lily, que as meninas não iriam para a escola, mas sim para os parques da Disney. Relembre:

Enquanto Lily chorou com a novidade, Chloe reagiu um tanto desconfiada. O vídeo foi assistido mais de 20 milhões de vezes, e a imagem acabou printada por internautas, que a batizaram de "side-eyeing Chloe" ou "Chloe olhando de canto". "Eu abri o Tumblr e havia apenas páginas e mais páginas do rosto de Chloe", lembrou a mãe à BBC em 2021.

O rostinho da criança passou a ser usado nas redes para sinalizar desconfiança, desconforto e até julgamento. Os dentinhos levemente salientes da menina também se tornaram uma marca registrada, e Katie passou a compartilhar outras imagens da filha nas redes repetindo a expressão de sucesso.

O antigo Tumblr "Chloe Queen of Everything" foi uma das páginas dedicadas aos memes inspirados pela menina, que chamaram a atenção de marcas querendo colaborar com a família de Utah
O antigo Tumblr "Chloe Queen of Everything" foi uma das páginas dedicadas aos memes inspirados pela menina, que chamaram a atenção de marcas querendo colaborar com a família de Utah Imagem: Reprodução/Tumblr/Web Archive

Logo nasceu um Tumblr inspirado naquele print, "Chloe Queen of Everything" (rainha de tudo, em inglês), em que eram postadas versões editadas do rosto de Chloe em celebridades. O meme passou a gerar outros memes, criados de forma espontânea por diversos internautas.

Chloe foi projetada à fama internacional com um artigo do site BuzzFeed que a declarou "a santa padroeira do Tumblr". Ela também foi chamada de "rainha e deusa da internet" e virou uma série de gifs. Em poucas semanas, a família cujo pai tinha acabado de perder o emprego passou a receber propostas de propagandas com as filhas.

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Dez anos atrás, éramos muito pobres. Isso aconteceu com a gente e ficamos [pensando]: "quê?". Podemos pagar as contas. Podemos melhorar nosso pequeno apartamento para nós quatro. Eram problemas reais. Aquele dinheiro literalmente nos ajudou a sobreviver por uma década. Cada grama do dinheiro, além de economizá-lo e guardá-lo, estava nos ajudando a passar pela vida. Aluguel, contas, comida.
Katie Clem, mãe de Lily e Chloe, à revista americana People na segunda (20).

As gigantes da internet descobriram Chloe e ela virou até garota-propaganda do Google —que financiou duas visitas de Chloe e sua família ao Brasil, a última em 2017. "A América do Sul é obcecada pela Chloe. Ela é tão famosa no Brasil. Não sei por que ou como. Era uma loucura, ela tinha outdoors por toda a cidade de São Paulo", relembrou a mãe à publicação. Segundo ela, Chloe era um pouco como os Beatles no Brasil, sempre cercada de fãs —a menina chegou até a aparecer no programa de Eliana em 2014.

Em 2021, a imagem do meme foi leiloada como um NFT (token não fungível). O lance mínimo no leilão era de 5 Ethereum — uma criptomoeda que valia à época cerca de US$ 15 mil. O lance vencedor foi de US$ 73.900 À BBC, Katie Clem explicou que, depois de aprender sobre o mercado de NFT, a decisão de vender o meme era "óbvia" porque era uma ótima oportunidade. Seis meses antes, o primeiro tuíte do fundador do Twitter, Jack Dorsey, foi vendido em NFT por US$ 2,9 milhões.

Chloe visitou o Brasil em 2017 e foi recebida com torre de coxinhas
Chloe visitou o Brasil em 2017 e foi recebida com torre de coxinhas Imagem: Reprodução/Facebook

Este tipo de empreitada, segundo a mãe, alimentava uma poupança para que tanto Lily quanto Chloe fossem à faculdade. "Chloe fala coisas como 'eu gostaria de comprar um cavalo', 'gostaria de construir um Walt Disney World', mas eu quero apenas ter dinheiro para colocá-la na faculdade", contou à BBC.

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Nos últimos quatro anos, a família parou de produzir conteúdo. Apenas imagens das meninas em momentos-chave eram compartilhadas pela mãe. À People, Katie justificou que a fama, em certo ponto, "se tornou demais para as crianças, e ela sentiu que não havia ninguém se beneficiando disso". As meninas já não tinham o mesmo entusiasmo em gravar.

Fiz tudo certo? Fiz tudo errado? Os comportamentos e as coisas que minhas filhas demonstram 10 anos depois são por causa [do meme] ter acontecido? Eu sinto muita culpa. Tudo o que eu sei é que meus sentimentos mudaram drasticamente em relação à situação.
Katie Clem, à People

Chloe, hoje raramente reconhecida na rua, se orgulha do passado divertido na web, de acordo com a mãe. Aos poucos, a menina tem voltado a gravar e postar conteúdos no canal da família no YouTube ou Instagram. Ela vê uma possibilidade de carreira nas redes sociais, apesar de ser tímida.

6 comentários

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Marcio Francisco Zichia

Dinheiro ganho honestamente…Não vejo mal algum! Felicidades pra família…

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Ivete Silva Monteiro

Em São Paulo outdoors estão proibidos há quase 20 anos, no primeiro mandato do Kassab. Ela deve ter ido a Buenos Aires...  Confundiu, como nos EUA o resto do mundo é assessório tudo bem!!! E depois o pai foi trabalhar? Ou continuam vivendo às custas do meme da criança. Ficamos com a Nazaré Tedesco mesmo!

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Nebraska Arruda

Sinceramente? Achei o video bem sem graça. 

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