Flashes e PixelFed: mudanças da Meta fazem surgir opções ao Instagram
Ler resumo da notícia
Dentre as consequências dos anúncios sobre as mudanças da Meta, há pelo menos dois apps que surgem como alternativas para quem quiser deixar o Instagram: Flashes e PixelFed.
O que aconteceu
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciou o fim da checagem de fatos nos EUA e uma moderação de conteúdo menos restritiva, o que deixou alguns usuários insatisfeitos. Sobre o primeiro tema, a empresa informou que, no Brasil, vai manter a checagem por mais um tempo. Sobre o segundo, a gigante das redes sociais mudou seus termos de uso, o que permite, por exemplo, "associar questões de gênero a doenças mentais" ou associar ofensas relacionadas à origem, como dizer que a "China disseminou o coronavírus".
Flashes e PixelFed são duas alternativas ao Instagram que surgiram dias após o anúncio. O Flashes está ligado ao BlueSky (plataforma que emula o X, e que ganhou notoriedade após a rede ser adquirida por Elon Musk), enquanto o PixelFed lançou app próprio após estar disponível apenas via web.
Apps são opções de código aberto e sem anúncio. Além de não estarem ligadas a bilionários (como a Meta, cujo dono é Mark Zuckerberg; e o X, de propriedade de Elon Musk), as duas iniciativas são redes descentralizadas —dados não ficam em um só servidor, dando mais privacidade e controle ao usuário— e interoperáveis (ou seja, podem ser integradas a outros apps).
Por enquanto, o Flashes está em fase de desenvolvimento. O feed dele filtra a seção de fotos e vídeos do BlueSky, segundo a página do desenvolvedor. Então, postagens feitas no Flashes vão para a outra rede. Sobre a interface, ela lembra muito a do Instagram, com a possibilidade de publicar fotos com filtros e vídeos (com limite de até 1 minuto, até o momento). O app deve ser liberado para download nas próximas semanas.
-- Flashes App (@flashesapp.bsky.social) 15 de janeiro de 2025 às 14:34
O PixelFed tem feed cronológico e é bem semelhante ao Instagram. Permite publicação de imagens, vídeos, stories, conta com filtros e suporta comentários. Por ter estrutura descentralizada, permite que a pessoa acesse publicações de outras redes, como Mastodon e Akkoma. O PixelFed está disponível para download para iOS e Android —após os anúncios da Meta, o app chegou a ser o app social mais baixado da loja do Google.
Insatisfação com redes de bilionários tem criado plataformas sociais alternativas. Além dessas já citadas, o FreeOurFeeds (Liberte nossos feeds) arrecada dinheiro para criar uma rede social livre do controle de bilionários.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.