O que diz empresa onde mensagens misteriosas foram escritas nos EUA
Ler resumo da notícia
Nos últimos dias, as redes sociais se mobilizaram para tentar identificar a origem de supostos pedidos de socorro flagrados pelo Google Maps em Los Angeles, na Califórnia.
O local em que a palavra "help" (ajuda/socorro em inglês) foi escrita diversas vezes é um pátio da Union Pacific Railroad, companhia ferroviária responsável pelo transporte de carga em trilhos espalhados pelos Estados Unidos. Procurada por Tilt, a empresa informou que as imagens são de um ano atrás.
O que diz a Union Pacific Railroad
Segundo a empresa, "ninguém estava ou está em perigo" no local. Um representante da empresa declarou a Tilt que um homem invadiu o terreno da Union Pacific para "criar repetidamente essas mensagens enganosas".
De acordo com a Union Pacific, a pessoa responsável pelas palavras identificadas faz o mesmo em propriedades vizinhas. Questionada sobre uma eventual investigação interna sobre o ocorrido e se as palavras serão removidas do local, a empresa não se pronunciou.
Queremos lembrar ao público que é ilegal — e mais importante ainda, inseguro — invadir propriedades da Union Pacific. Declaração oficial da empresa sobre o caso
O que aconteceu
Suposto pedido de ajuda foi capturado pelo satélite do Google Maps em Los Angeles. Nas imagens, além da palavra "help", é possível identificar a palavra "trafic" (tráfico em inglês) e a sigla LAPD, que corresponde ao Departamento de Polícia de Los Angeles, aparentemente escritas com canos e pedaços de madeira.
As imagens foram compartilhadas na rede social X (antigo Twitter) e no fórum Reddit. Usuários demonstraram preocupações sobre eventuais atividades criminosas que poderiam estar ocorrendo no local.
As autoridades locais se pronunciaram sobre o caso na última segunda-feira (27). "Ao chegar no local, os oficiais [da Polícia] realizaram uma investigação minuciosa e não encontraram evidências de qualquer atividade criminosa ou ameaça na área", diz o comunicado enviado ao jornal Los Angeles Times.
Em um dos posts compartilhados no X, um homem vai até o local para descobrir a origem das palavras. No vídeo, o rapaz conversa com uma mulher que mora nas proximidades do terreno em questão e que afirma que as palavras foram escritas por um homem chamado Jose, que "tem feito isso por anos". A Polícia de Los Angeles respondeu ao post: "Tivemos vários contatos diferentes com a pessoa de quem você fala. Ele [Jose] recusou moradia ou uma avaliação de saúde mental. Não há evidências de tráfico humano. Ele está no local há alguns anos".
We've had several different contacts with the individual you speak of. He has refused housing or a mental health evaluation. There is no evidence of Human Trafficking. He has been at the location for a few years.
-- LAPD Central Division (@LAPDCentral) January 27, 2025
A Polícia informou que as imagens de satélite foram capturadas pelo Google em 2023. Um helicóptero da emissora KTLA sobrevoou o local na segunda-feira e constatou que as palavras ainda podiam ser vistas no local.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.