O que diz empresa onde mensagens misteriosas foram escritas nos EUA

Nos últimos dias, as redes sociais se mobilizaram para tentar identificar a origem de supostos pedidos de socorro flagrados pelo Google Maps em Los Angeles, na Califórnia.

O local em que a palavra "help" (ajuda/socorro em inglês) foi escrita diversas vezes é um pátio da Union Pacific Railroad, companhia ferroviária responsável pelo transporte de carga em trilhos espalhados pelos Estados Unidos. Procurada por Tilt, a empresa informou que as imagens são de um ano atrás.

O que diz a Union Pacific Railroad

Segundo a empresa, "ninguém estava ou está em perigo" no local. Um representante da empresa declarou a Tilt que um homem invadiu o terreno da Union Pacific para "criar repetidamente essas mensagens enganosas".

De acordo com a Union Pacific, a pessoa responsável pelas palavras identificadas faz o mesmo em propriedades vizinhas. Questionada sobre uma eventual investigação interna sobre o ocorrido e se as palavras serão removidas do local, a empresa não se pronunciou.

Queremos lembrar ao público que é ilegal — e mais importante ainda, inseguro — invadir propriedades da Union Pacific. Declaração oficial da empresa sobre o caso

O que aconteceu

Suposto pedido de ajuda foi capturado pelo satélite do Google Maps em Los Angeles. Nas imagens, além da palavra "help", é possível identificar a palavra "trafic" (tráfico em inglês) e a sigla LAPD, que corresponde ao Departamento de Polícia de Los Angeles, aparentemente escritas com canos e pedaços de madeira.

As imagens foram compartilhadas na rede social X (antigo Twitter) e no fórum Reddit. Usuários demonstraram preocupações sobre eventuais atividades criminosas que poderiam estar ocorrendo no local.

As autoridades locais se pronunciaram sobre o caso na última segunda-feira (27). "Ao chegar no local, os oficiais [da Polícia] realizaram uma investigação minuciosa e não encontraram evidências de qualquer atividade criminosa ou ameaça na área", diz o comunicado enviado ao jornal Los Angeles Times.

Continua após a publicidade

Em um dos posts compartilhados no X, um homem vai até o local para descobrir a origem das palavras. No vídeo, o rapaz conversa com uma mulher que mora nas proximidades do terreno em questão e que afirma que as palavras foram escritas por um homem chamado Jose, que "tem feito isso por anos". A Polícia de Los Angeles respondeu ao post: "Tivemos vários contatos diferentes com a pessoa de quem você fala. Ele [Jose] recusou moradia ou uma avaliação de saúde mental. Não há evidências de tráfico humano. Ele está no local há alguns anos".

A Polícia informou que as imagens de satélite foram capturadas pelo Google em 2023. Um helicóptero da emissora KTLA sobrevoou o local na segunda-feira e constatou que as palavras ainda podiam ser vistas no local.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.