Jesus abraçando: como é o PixVerse, que cria vídeo em IA a partir de foto

Quem acessou as redes sociais recentemente muito provavelmente se deparou com a trend do abraço de Jesus. Isso tem ocorrido graças ao app Pixverse, que transforma fotos em vídeos animados com a ajuda de inteligência artificial

O que aconteceu

PixVerse foi lançado no ano passado, mas suas transformações começaram a viralizar recentemente. No TikTok, há milhares de vídeos usando modelos de animações do app. Na App Store, já é o terceiro app mais baixado; na Play Store, o app é o mais baixado na categoria fotografia.

O da trend do abraço de Jesus se chama oficialmente Warmth of Jesus (Calor de Jesus). A partir de uma foto, o app usa inteligência artificial e faz Jesus abraçar a pessoa. O curioso é que a animação faz a pessoa da foto sorrir e, em seguida, faz o movimento de abraço. O resultado é bem realista, porém tosco.

Como fazer

  • Baixe o PixVerse na App Store ou na Play Store e faça login (você pode tanto criar uma conta do zero ou usar login do Google)
  • Após instalação, ele vai pedir acesso à sua galeria de imagens (caso você não ceda, o app vai mostrar uma mensagem de erro em chinês)
  • Escolha o efeito Warmth of Jesus e toque em Try Now (Teste agora)
  • Tire uma selfie ou uma foto de corpo inteiro (é possível também pegar alguma de sua galeria)
  • Por fim, toque em Create (Criar). Após alguns segundos, o app avisa que terminou a edição e mostra como ficou.

O download e cadastro no app é gratuito. O uso, porém, é limitado. Por dia, usuários do plano básico (gratuito) têm 60 créditos, o que permite fazer até três vídeos a partir de fotos. Para usar mais e tirar a marca d'água, é necessário pagar um plano de assinatura.

No TikTok, tem várias postagens com o efeito abraçando Jesus. Algumas são engraçadas, pois tentaram fazer o efeito com a imagem de pets, porém, o app "humaniza" o animal, gerando resultados bizarros.

Continua após a publicidade

O app PixVerse tem outros efeitos, como o:

  • Muscle Surge: faz uma pessoa rasgar a camiseta e mostrar o peitoral sarado;
  • Hug your love: faz duas pessoas em uma foto se abraçarem;
  • Kiss kiss: faz duas pessoas em uma foto se beijarem na boca;
  • Santa's Secret Gifs: faz um Papai Noel trazer um presente (ao escolher o efeito é necessário escrever em inglês o presente).

Uso do PixVerse requer alguns cuidados

Apesar dos resultados dos efeitos, os Termos de Serviço do PixVerse requerem atenção. O documento prevê, por exemplo, a cessão de informações do usuário para treinar a IA — algo habitual em modelos generativos, mas mal-explicado nos termos do app, como explica Rony Vainzof, advogado e professor especializado em Direito Digital, Proteção de Dados e Segurança Cibernética.

Apesar de ser razoavelmente comum a cessão do conteúdo para otimizar o modelo e os serviços, ainda é um Termo de Uso que poderia ser mais rebuscado sob a perspectiva jurídica de transparência opt-out [retirada do consentimento] e de ser claro no sentido de eventualmente você não querer disponibilizar do seu conteúdo para treinar a IA deles, conta Vainzof.

Continua após a publicidade

Outro ponto de atenção é a falta de criptografia no aplicativo. De acordo com os Termos de Serviço, não há nenhum mecanismo que proteja os dados do usuário na transferência entre o aparelho e o servidor do PixVerse. "Há o perigo de incidentes de segurança no link da rede, já que o aplicativo não garante que o tráfego não seja interceptável", alerta o advogado.

1 comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Ernesto Freire Pichler

Pelo menos, não fizeram um Jesus loiro de olhos azuis. 

Denunciar