Alerta de terremoto no Android foi erro do Google; como o sistema funciona?
Ler resumo da notícia
Um erro no sistema de detecção de abalos sísmicos do Google fez celulares Android receberem um alerta falso de terremoto na madrugada desta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro e em São Paulo.
O que aconteceu
O aviso, que indicava um tremor de magnitude entre 4,2 e 5,4 próximo a Ubatuba (SP), foi emitido pelo sistema de detecção de abalos sísmicos do Google. No entanto, nenhum terremoto foi registrado.
A plataforma de detecção de emergências utiliza sensores dos celulares Android para detectar possíveis tremores. A tecnologia, lançada em 2020, transforma os acelerômetros dos smartphones — que medem movimentos e orientação — em pequenos sismômetros. Quando vários celulares detectam vibrações simultaneamente em uma mesma região, o sistema interpreta a movimentação como um possível terremoto e emite um aviso para usuários próximos.
No entanto, não houve qualquer registro oficial de tremor no Brasil. O Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico não detectaram nenhuma atividade sísmica na região. A Defesa Civil de São Paulo também negou a ocorrência de um terremoto.
O Google explicou que o Sistema Android de Alertas de Terremoto usa celulares Android para estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas. A empresa afirmou que, em 14 de fevereiro, o sistema detectou sinais de celulares próximos ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto.
Desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas
Google
O sismólogo Bruno Collaço, da RSBR (Rede Sismográfica Brasileira) e do Centro de Sismologia da USP, reforçou que o alerta foi um erro do sistema. Ele alertou que, talvez, a plataforma do Google não esteja bem calibrada.
Um sismo dessa magnitude seria facilmente registrado por estações no Brasil e também mundo afora. Trata-se de um falso alerta. Aliás, dois: um perto de 2h30 e outro às 3h40. Esse sistema do Android usa o acelerômetro do celular das pessoas. Algo não está bem calibrado para o Brasil Bruno Collaço
Por que só no Android?
O alerta foi enviado exclusivamente para celulares Android porque a tecnologia de detecção de terremotos está integrada ao sistema operacional do Google. A empresa utiliza a rede de dispositivos Android como uma espécie de rede sísmica global, capaz de identificar tremores em tempo real.
Já os iPhones, que usam o sistema iOS da Apple, não contam com essa funcionalidade. A Apple possui seu próprio sistema de alertas de emergência, mas ele não inclui detecção de terremotos.
Apesar da falha, a tecnologia do Google é considerada inovadora e pode salvar vidas em regiões com alta atividade sísmica. O sistema é capaz de emitir alertas segundos antes de um tremor, dando tempo para que as pessoas se protejam. No entanto, erros como o ocorrido no Brasil podem minar a confiança dos usuários.
Como ativar:
- Abra as Configurações.
- Toque em Segurança e emergência > Alertas de terremoto. Se essa opção não estiver disponível, toque em Local > Avançado > Alertas de terremoto.
- Ative ou desative os alertas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.