Topo

TikTok

Tudo sobre a rede social chinesa de vídeos curtos verticais


Roupa e make num clique: TikTok Shop deve chegar ao Brasil em abril

Getty Images Getty Images
Imagem: Getty Images

De Tilt, em São Paulo

18/03/2025 05h30

As pessoas gastam muito tempo vendo vídeos no TikTok, e agora a rede tem planos de facilitar a compra de produtos sem sair do app. Chamada de TikTok Shop, a solução deve começar a funcionar no Brasil em abril.

O que aconteceu

Planos de expansão do TikTok Shop para o Brasil e outros mercados foram noticiados por veículos chineses. Sites como o SCMP (South China Morning Post) dizem que iniciativa tem relação com incertezas nos EUA e necessidade de gerar receita. Já o DSB, também chinês, menciona abril como possível estreia.

Relacionadas

Consultado, o TikTok disse que não tinha detalhes sobre o serviço no Brasil.

TikTok Shop é uma forma de comprar itens sem sair do aplicativo. A ideia é que as pessoas atrelem um sistema de pagamento à sua conta do app e consigam adquirir produtos apresentados em vídeos ou lives por empresas, criadores de conteúdo e marcas. Compra pode ser feita na hora ou poderá ser incluída em um carrinho de compras.

 Formatos de compra no TikTok Shop: live que tem o botão comprar, vídeo e vitrine de produtos - Divulgação
Formatos de compra no TikTok Shop: live que tem o botão comprar, vídeo e vitrine de produtos Imagem: Divulgação

Dona da plataforma ganha dinheiro cobrando taxas dos vendedores. As informações sobre status de entrega dos produtos aparecem no próprio TikTok.

Serviço estreou este mês no México, onde testes começaram em fevereiro. Por lá, a maioria dos parceiros da plataforma foram empresas do ramo de moda, beleza e produtos para casa.

Por lá, a empresa convidou algumas companhias para atuarem a partir do lançamento. No Brasil, deve acontecer algo parecido, começando com um projeto-piloto para alguns vendedores e, posteriormente, liberando a venda para mais marcas e criadores.

Empresas brasileiras da área de beleza, vestuário e varejo podem se beneficiar do TikTok Shop. Renner, Natura, C&A, Magazine Luiza estão na lista, segundo relatório para investidores do banco Santander. Enquanto isso, um relatório do Itaú BBA sugere que marcas de nicho que se adaptem ao formato podem ter sucesso ao associar conteúdo às vendas. O documento afirma, no entanto, que grandes marcas tiveram dificuldades nesta modalidade nos EUA.

O TikTok Shop não é exatamente um comércio eletrônico tradicional, mas uma plataforma de comércio movida por influenciadores
Relatório do Itaú BBA

O TikTok tem mais de 1,2 bilhão de usuários mensais. A ideia de misturar rede social, onde as pessoas passam boa parte do navegando, com compras pode ser um ponto de inflexão na forma como as pessoas compram pela internet no país.


TikTok