Topo

Elon Musk anuncia venda do X para sua própria empresa de IA

5.dez.2024 - Elon Musk andando pelo capitólio  - Benoit Tessie/Reuters 5.dez.2024 - Elon Musk andando pelo capitólio  - Benoit Tessie/Reuters
5.dez.2024 - Elon Musk andando pelo capitólio Imagem: Benoit Tessie/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/03/2025 19h16Atualizada em 28/03/2025 21h01

O empresário Elon Musk, dono da rede social X, anunciou hoje a venda da plataforma para a xAI, sua própria empresa de inteligência artificial.

O que aconteceu

Musk disse que os futuros da xAI e da rede social estão interligados. O empresário afirmou que, com a venda, será possível combinar dados, modelos, computação e distribuição, desbloqueando "um imenso potencial ao misturar a capacidade e a expertise avançadas de IA da xAI com o alcance massivo da X".

A rede social foi comprada por Musk em abril de 2022. O bilionário pagou US$ 44 bilhões e falou à época que transformaria a rede "na plataforma da liberdade de expressão em todo o mundo". Em 2023, ele anunciou a troca de nome do então "Twitter" para "X".

A empresa combinada fornecerá experiências mais inteligentes e significativas para bilhões de pessoas, ao mesmo tempo em que permanecerá fiel à nossa missão principal de buscar a verdade e avançar o conhecimento. Isso nos permitirá construir uma plataforma que não apenas reflita o mundo, mas acelere ativamente o progresso humano.
Elon Musk, no X

Ele comentou que a xAI, fundada há dois anos, virou um dos principais laboratórios de IA do mundo. Acrescentou, ainda, que a empresa construiu modelos e data centers em velocidade e escala sem precedentes.

O bilionário também afirmou que o passo é "só o começo". Mas não detalhou quais os próximos avanços que pretende realizar.

Internautas comentaram o anúncio do bilionário. Alguns ironizaram o fato da transação envolvê-lo tanto como parte vendedora como compradora.


Tilt