Globo encerra sinal digital em antenas parabólicas antigas a partir de hoje

A TV Globo anunciou que vai encerrar a transmissão do sinal digital para as antenas parabólicas antigas hoje.

O que aconteceu

O sinal digital enviado às antenas será desligado. A transmissão, que era captada pelas parabólicas mais antigas — grandes e cheias de furinhos — pela banda C, não estará mais disponível.

A emissora já havia desligado o sinal analógico para parabólicas. Em agosto de 2024, a TV Globo encerrou as transmissões analógicas em todo o Brasil.

Todas as emissoras também devem encerrar suas transmissões nos próximos meses. O prazo estipulado vai até dezembro de 2025.

Para continuar assistindo, a melhor opção é trocar de antena. Famílias de menor renda podem solicitar a nova parabólica digital de forma gratuita.

Beneficiários do CadÚnico podem ter parabólica digital gratuita

Famílias inscritas no CadÚnico têm até o dia 30 de junho para pedir a instalação gratuita da nova parabólica digital. O serviço é realizado pela Siga Antenado, instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante a mudança.

Kit inclui antena parabólica digital, receptor e controle remoto
Kit inclui antena parabólica digital, receptor e controle remoto Imagem: Divulgação

O agendamento pode ser feito pelo site ou pelo telefone 0800 729 2404. Depois da solicitação, as famílias terão direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, que é bem menor e sem furos, incluindo a instalação.

Continua após a publicidade

A troca para a parabólica digital melhora a experiência do telespectador, ampliando a oferta de canais e trazendo um som e imagem mais nítidos. Estamos garantindo que as famílias de menor renda possam fazer essa adaptação sem custo, diz o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Por que a parabólica antiga vai acabar?

Tanto o sinal da TV quanto de celulares utilizam faixas de radiofrequência — que funcionam como "avenidas aéreas". A proximidade de um serviço trafegando nessas faixas muito próximo do outro pode causar interferência. No caso da TV, podem aparecer chuviscos e coisas do tipo.

Com a chegada do 5G a uma dessas avenidas próximas à que circulava o sinal analógico, foi preciso usar filtros para evitar a interferência. Em paralelo a isso, as emissoras já estão migrando para o sinal digital de TV. Com isso, a antena parabólica clássica deixará de ser necessária.

A liberação da faixa de frequência da parabólica tradicional é essencial para a implantação do 5G no país sem interferências. Esse é um processo previsto no edital da Anatel e que está sendo executado de forma a minimizar impactos para a população, explica o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.

Além de transmitir imagem e som em qualidade superior, a nova tecnologia também permite um sinal mais estável, com menos falhas na transmissão. Outro avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar mais de 140 canais disponíveis, entre regionais e nacionais.

Continua após a publicidade

* Com informações da Agência Brasil.

4 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Wilson Roberto Tozzi

Com tantas opções.  Quem assiste a globo ainda? 

Denunciar

Roberto Brandao Machado

Not a great loss.

Denunciar