Sem hélices e silenciosas: como turbinas eólicas ficaram 'amigas' das aves

As turbinas eólicas são uma forma de geração de energia limpa, mas que trazem dois problemas: são barulhentas e podem matar aves. Novas startups estão tentando solucionar esses problemas com opções silenciosas e "amigas dos pássaros".

Como assim turbina eólica sem hélice?

Em vez de parecer um ventilador gigante, como as turbinas convencionais, ela tem um design cilíndrico e sem hélices. O modelo é da startup espanhola Vortex Bladeless, que desenvolveu a turbina Vórtez.

Ela é feita para oscilar com o vento, num processo chamado de vibração induzida por vórtice. Esse movimento é convertido para energia elétrica.

Turbina eólica produzida pela startup espanhola Vortex Bladeless; em vez de hélices, ela gera energia oscilando com a força do vento
Turbina eólica produzida pela startup espanhola Vortex Bladeless; em vez de hélices, ela gera energia oscilando com a força do vento Imagem: Divulgação

Outra vantagem desse modelo de turbina é que ele pode ser usado também em ambientes com menos vento. Nas turbinas convencionais, o local precisa ter forte incidência de ventos para fazer sentido a instalação.

A empresa diz que suas turbinas são 30% mais baratas que as convencionais por ter instalação e manutenção mais simples. A Vortex Bladeless tem feito uma série de protótipos para testar a viabilidade e aplicação da tecnologia.

Startup americana tenta mais energia, com menos espaço. Outra solução é da startup dos EUA Aeromine Technologies, que tenta mirar na geração de energia eólica comparada com a solar.

A empresa promete com sua turbina sem hélice gerar 50% mais energia do que o mesmo custo de painéis solares tradicionais em um telhado e usando apenas 10% de área. Além da eficiência, ideia da companhia é tentar gerar mais energia ocupando menos espaço, inclusive instalando essas turbinas em áreas livres no rooftop de prédios.

A turbina da Aeromine Technologies captura e amplifica o fluxo de ar, que passa por aerofólios internos, gerando energia
A turbina da Aeromine Technologies captura e amplifica o fluxo de ar, que passa por aerofólios internos, gerando energia Imagem: Divulgação
Continua após a publicidade

A companhia diz ainda que sua turbina não tem partes móveis expostas - o que reduz a manutenção, e aumenta a vida útil do equipamento. E como a solução da startup espanhola também é silenciosa e menos intrusiva visual e sonoramente.

Ainda que as duas empresas apontem para um futuro de turbinas sem hélice e silencioso, a viabilidade das soluções continua sendo estudado. Sem contar que elas precisam ser testadas a longo prazo, em diferentes ambientes e a adaptabilidade em infraestruturas já existentes.

*Com informações do Jornal da USP e reportagem de março de 2024

11 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Arthur Eduardo Freitas Heinrich

Prefiro usinas nucleares. Ocupam pouco espaço, funcionam 24x7 e geram bastante energia, por décadas.

Denunciar

Joao Orestes Schneider Santos

Com hélices ou sem hélices, continuam representando a pior POLUIÇÃO VISUAL do planeta! Deveriam ser proibidas!

Denunciar

Giselia do Carmo Costa

Alguém no Brasil ou na América Latina criando um turbina sem hélice para não termos de comprar de europeu ou americano? É a solução para parar de matar aves. 

Denunciar