Feira tem onda de novos tablets, mas nenhum páreo para o iPad
![A RIM, fabricante do BlackBerry, ofereceu uma demonstração do Playbook -- tablet da marca - Steve Marcus/Reuters](https://t.i.uol.com.br/tecnologia/2011/01/06/a-rim-fabricante-do-blackberry-ofereceu-uma-demonstracao-do-playbook----tablet-da-marca-empresa-planeja-lancar-versao-com-tecnologia-4g-1294324253936_615x300.jpg)
Por Gabriel Madway
LAS VEGAS (Reuters) - Era mais fácil encontrar um tablet que um táxi em Las Vegas esta semana.
Concorrentes decididos em impedir que a Apple domine o mercado de tablets do mesmo jeito que fez com tocadores de música desencadearam uma onda de lançamentos do aparelho com tela sensível a toque na Consumer Electronics Show (CES).
Feira de tecnologia
Pavilhão da CES 2011 em Las Vegas, nos EUA
Até pode aparecer um tablet à altura do iPad em 2011. Mas a feira em Las Vegas apenas ressaltou a dificuldade que os rivais da gigante de tecnologia enfrentam.
Do mar de tablets exibidos na CES, os aparelhos da Motorola e da Research in Motion (RIM) foram os principais destaques. Porém, nenhum deles tem o potencial de superar o iPad, segundo analistas.
O presidente-executivo da Freescale Semiconductor , que fabrica chips para tablets, Riche Beyer, disse em entrevista que os competidores da Apple ainda estão testando o mercado. "Acho que muitas pessoas esperam que esse mercado não acabe como o que ocorreu com a Apple e o mercado de MP3."
A concorrência já está tentando alcançar a Apple, depois que a empresa de Steve Jobs saiu na frente e se estabeleceu como nome forte no mercado de tablets, sacrificando sua preciosa margem de lucros ao vender o iPad a preços a partir de 500 dólares nos Estados Unidos.
Não há dúvidas de que há espaço no mercado para outros tablets, especialmente para telas de tamanhos diferentes e no mercado corporativo, onde a Apple tradicionalmente faz pouco sucesso. E a onipresença do sistema operacional Android, do Google, no mercado de tablets o torna uma plataforma que a Apple não pode ignorar.
A expectativa é que as vendas de tablets tripliquem, fechando 2011 com a comercialização de 50 milhões de aparelhos, com a Apple vista como dominante no mercado.
Apesar do forte início da Apple, ninguém espera que as rivais fiquem paradas. A japonesa Sony disse que espera se tornar a segunda maior vendedora de tablets em 2012, mas foi uma das empresas que falhou em mostrar qualquer produto de potencial na CES.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.